O presente trabalho busca apresentar uma experiência de educomunicação oriunda de uma proposta de intervenção na disciplina de Língua Portuguesa em uma escola privada do Ensino Fundamental, explorando como a educomunicação pode ser utilizada como uma ferramenta eficaz para desenvolver a habilidade de escrita e expressão oral dos alunos em turmas de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. Levando em consideração a problemática identificada dos alunos em expressar-se de forma escrita e oral de maneira clara, tem-se o objetivo de investigar como a educomunicação pode contribuir com a temática, analisar o impacto da educomunicação na motivação e participação do corpo discente, avaliar a evolução das habilidades de escrita e expressão oral ao longo da intervenção e identificar as percepções em relação ao uso da educomunicação como ferramenta pedagógica. Como metodologia, será utilizada uma abordagem qualitativa, que visa compreender, descrever e analisar a experiência da Educomunicação, tendo como recorte uma escola privada do Município de Maceió no Estado de Alagoas. A hipótese é que a educomunicação, ao utilizar mídias digitais como vídeos, podcasts e outras formas de comunicação como ferramentas de aprendizagem e expressão dos alunos, pode estimular seu desenvolvimento, promovendo maior engajamento e motivação nas aulas, além de tornar o processo ensino aprendizagem mais significativo. Espera-se que os resultados obtidos evidenciem a relevância da Educomunicação como uma abordagem inovadora e motivadora no ensino de Língua Portuguesa, ressaltando sua capacidade de estimular a expressão criativa, a reflexão crítica, o engajamento dos alunos e participação ativa na construção do conhecimento. Para dar suporte às discussões, contam-se como aporte teórico, os estudos de obras de autores como Bernard Charlot (2000), Jean Piaget (2003), Paulo Freire (2019) e Cleide Inês Wittke (2010), que abordam temas relacionados ao ensino da Língua Portuguesa, educação e mídia, linguagem oral e escrita, e educomunicação.