O ensino tradicional embora seja alvo de críticas por apresentar falhas no processo de ensino-aprendizagem, ainda vem sendo utilizado por muitos professores. No entanto, uma solução para preencher as lacunas deixadas pelo método tradicional são as metodologias ativas que a algum tempo vêm sendo defendidas e utilizadas pelos professores que almejam um ensino de qualidade. Em se tratando do ensino da matemática, é imprescindível o uso de métodos os quais venham despertar nos alunos o desejo de aprender, pois se trata de uma disciplina taxada por alguns de difícil aprendizagem. Assim, este trabalho objetiva descrever os relatos de docentes de Matemática acerca de uma comparação entre as metodologias ativas e tradicional. Sendo apresentada qual metodologia estes profissionais consideram como a melhor forma de ensinar e com melhores resultados de aprendizagem. Para isso, foram aplicados questionários a todos os docentes de matemática do município de Magalhães de Almeida/MA, com posterior abordagem quanti-qualitativa buscando apresentar os dados obtidos tanto na sua objetividade como na subjetividade. Com os resultados analisados pôde-se confirmar a opção da maioria pelo uso dos métodos ativos de ensino, admitindo como justificativas nesta escolha a maior interação entre os envolvidos no ambiente de ensino-aprendizagem e deter maior foco no aluno, quando comparadas as metodologias tradicionais. Constatou-se também a importância de formações continuadas com discussões e apresentações de metodologias diversificadas e eficazes para que se tenha maior variabilidade nas estratégias de ensino-aprendizagem e consequentemente resultados mais positivos no contexto educacional.