O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção do conhecimento em história da educação nos PPGEs das universidades do Paraná, focando nos principais referenciais teóricos utilizados nas teses e dissertações defendidas das seguintes universidades: UFPR, PUC PR, UEM, UEPG, UEL, UNIOESTE, UTP e UNICENTRO, entre os anos 1984 a 2020. Este trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, que selecionou essas universidades por contarem com Programas acadêmicos de Pós-Graduação em Educação, no estado supracitado, sendo o recorte delimitado pela primeira defesa de uma dissertação em história da educação em um PPGE do estado e o ano de 2020 por consistir no ano de início da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental, que analisa o resumo e a introdução das teses e dissertações defendidas nos PPGEs dessas universidades. O referencial teórico que embasa esta pesquisa consiste na teoria de Pierre Bourdieu, especialmente com os conceitos de campo, habitus, trajetória e capital. Como resultados, destaca-se que os principais referenciais teóricos utilizados na pesquisa consistem na História Cultural e no Materialismo histórico-dialético, sendo que cada universidade possui uma tendência própria, que está relacionada à organização dos pesquisadores em grupos de pesquisa. Além disso, as pesquisas desenvolvidas no Paraná também sofrem a influência do cenário nacional.