A Geografia é a ciência que se propõe a estudar a relação homem - meio. Deste modo, alguns dos fenômenos estudados pela Geografia podem ser percebidos no espaço a partir do que se denomina de paisagem, sendo a fotografia uma das formas de se eternizar uma paisagem, além de possibilitar que se observe aquelas já modificadas e de lugares distantes. Portanto, considerando o objetivo da ciência geográfica, entende-se que a fotografia pode ser uma aliada em potencial no processo de ensino dentro da sala de aula, permitindo que o professor leve os alunos a refletirem sobre um espaço e tempo. O uso da fotografia é incentivado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de maneira a auxiliar no entendimento dos conteúdos, sendo utilizada principalmente para exemplificação e interpretação dos conteúdos. Com isto, entende-se que este instrumento pode ser aplicado de maneira estratégica a um plano de aula bem alicerçado em seus objetivos. Considerando o campo da Geografia Urbana, a fotografia pode possibilitar um entendimento da construção e constituição do espaço geográfico, também permite observar a passagem do tempo em um mesmo espaço, ajudando na análise e identificação das relações de produção presentes nestes ambientes, assim como, as principais características que externam as mudanças ocorridas no tempo em decorrência dos avanços tecnológicos na reprodução do espaço. Desse modo, contribui na observação de estruturas históricas na constituição de um local. Ainda servem como facilitadoras de aulas de campo, construção de relatórios, e para levar os alunos para além dos muros da escola. Portanto, a utilização da fotografia em sala de aula é relevante para construção de uma dinâmica pedagógica mais ativa e atrativa aos alunos. Considerando estes aspectos, este trabalho debruçou-se em analisar a BNCC e trabalhos realizados na temática debatendo e refletindo as propostas possíveis para utilização dessa ferramenta.