O alto índice de evasão em cursos superiores na área de exatas não é algo novo, tanto no setor público como no privado. Diversos estudos secundários, do tipo revisão sistemática, buscaram pesquisas primárias a fim de mapear fatores que podem motivar essa evasão, tais como de Garcia e Gomes (2022) e Silva et al. (2022), que juntos analisaram um total de 56 estudos sobre o tema. Nesta perspectiva, Garcia e Gomes (2022) conseguiram listar, dentre esses fatores, os mais recorrentes na literatura por eles analisada, tais como: mau desempenho acadêmico; falta de tempo para conciliar trabalho/estudos; de conhecimento de disciplinas do ensino médio necessárias para o curso; didática/metodologia dos professores da instituição; insatisfação com o curso ou infraestrutura da instituição; situação financeira, logística, e dúvidas vocacionais. Já o trabalho de Silva et al (2022) identificar fatores psicológicos e relacionados a questões de gênero como: isolamento; distanciamento; sexismo; machismo; assédio sexual, falta de apoio por parte da instituição, colegas e professores, familiares e amigos; além de episódios de estresse, ansiedade e depressão. Situado nessa seara temática, este trabalho dispôs-se a realizar uma pesquisa primária descritiva, que se aproxima de um estudo de caso, no curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - campus VII - Patos - PB, com o objetivo de identificar localmente fatores que podem propiciar a evasão dos estudantes do referido curso. Para isso, foi aplicado um questionário online com setenta (70) estudantes de diferentes períodos, com questões fechadas, com escala Likert, com opção de justificar as respostas. Espera-se que este trabalho forneça um delineamento de possíveis causas da evasão no curso investigado, contribuindo para criação de ações que possam reduzir fatores de evasão, atuando diretamente nas altas taxas locais, sendo também um caminho de pesquisa e de atuação para instituições universitárias em escala estadual e nacional.