A proposta visa complementar as aulas regulares do PREPEX, o preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) da Pró-Reitoria de Extensão Cultura e Cidadania da UFRPE, por meio de atividades extracurriculares. Essas atividades incluem palestras sobre gestão do tempo, cronograma de estudos e bem-estar mental, aulões temáticos, oficinas de redação, simulados e outras iniciativas didáticas. O objetivo é engajar e motivar os estudantes, proporcionando uma preparação mais abrangente e estimulante para o ENEM. O referencial teórico aponta que estratégias complementares de aprendizagem podem melhorar o desempenho dos estudantes, contribuindo no desenvolvimento das habilidades cognitivas, emocionais e sociais, além de promover sua motivação. A metodologia consiste em executar atividades complementares no programa do PREPEX. Palestras sobre gestão do tempo e bem-estar mental conscientizam os estudantes sobre organização e cuidado emocional, aulões temáticos aprofundam os conteúdos do ENEM, revisando e reforçando o aprendizado, oficinas de redação aprimoram habilidades de escrita com práticas e orientações personalizadas, além da correção das dissertações dos alunos ao final da oficina, e simulados permitem testar conhecimentos e se familiarizar com o formato do ENEM. Espera-se que essa abordagem resulte em benefícios para os alunos, incluindo aumento de estímulo e envolvimento no processo de aprendizagem, melhor gestão do tempo, fortalecimento das habilidades de escrita, aprofundamento dos conhecimentos e familiaridade com o formato de prova do ENEM. Essa preparação mais abrangente e estimulante deve contribuir para um melhor aproveitamento dos estudantes no ENEM, aumentando suas chances de ingresso no ensino superior.