A identidade da região amazônica é fortemente influenciada por fatores históricos, pois desde a colonização dos povos originários até o período republicano, várias culturas foram extintas e outras se mesclaram com a cultura do colonizador. Apesar das dificuldades na formação dessa identidade, a diversidade cultural da região tem suas raízes na miscigenação ocorrida durante a colonização e carrega até hoje uma rica herança étnica. Embora o ambiente escolar deva promover valores culturais e étnicos e respeitar as diferentes manifestações culturais, o que tem sido observado é a supressão silenciosa e, por vezes, inconsciente da cultura amazônica, o que impede as crianças de reconhecerem sua cultura na realidade escolar. Atualmente, a cultura amazônica enfrenta outro desafio: o aumento significativo do número de imigrantes e refugiados no Estado do Amazonas, devido à situação vivida em países vizinhos, como a Venezuela. Embora existam leis que garantam proteção aos imigrantes no Brasil, seus direitos não são plenamente respeitados, especialmente no que se refere à educação. As dificuldades de inclusão desses estudantes nas escolas brasileiras começam em seu contexto socioeconômico e afetam seu processo de escolarização, que não ocorre de forma linear devido às diferenças de idioma e à falta de profissionais capacitados para atender essa demanda. Este trabalho tem como objetivo analisar os principais desafios enfrentados no ambiente escolar e compreender a escola como um espaço de inclusão, visando à qualidade do ensino e ao respeito à diversidade.