Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GIBIS E EDUCAÇÃO: A TURMA DA MÔNICA COMO INICIAÇÃO À LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95782
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1497
    "inscrito_id" => 12911
    "titulo" => "GIBIS E EDUCAÇÃO: A TURMA DA MÔNICA COMO INICIAÇÃO À LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo discutir acerca do uso dos gibis da Turma da Mônica, criada por Mauricio de Sousa, como instrumento para tornar o hábito da leitura mais atraente no campo da Educação Infantil. Nesse sentido, a leitura de história em quadrinhos (HQs), dentro da categoria de literatura de entretenimento (ECO, 2000), demonstra-se como uma ferramenta lúdica e viável para a apresentação do universo da narrativa para os discentes da Educação Infantil, que para além de promover o contato com a fabulação contemporânea desenvolvendo habilidades relacionadas à leitura, escrita e a apreensão de elementos verbais e não-verbais, aproxima os alunos da cultura visual através da literatura de entretenimento, que nesta abordagem, apresenta-se como portadora de grande potencial didático em relação ao público infantil. A escolha do universo da Turma da Mônica justifica-se, primeiramente, pela sua popularidade com o público infantil e por sua inserção em materiais didáticos, além de abordar temas adequados para o público alvo, dentre várias, questões educativas e relativas à amizade através de seus personagens reconhecíveis que possuem espaço no imaginário social brasileiro. Para tal, a pesquisa fundamenta-se, metodologicamente, da revisão bibliográfica de considerações teóricas, partindo de autores como Paulino (2009) e Cosson (2009), que dialogam acerca da formação literária, e de Barbosa (2010) e Vergueiro (2007), que discorrem acerca do uso da Arte Sequencial e da cultura visual em ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12911_TB1497_03102023171408.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAYANE DE OLIVEIRA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "LAYANE"
    "autor_email" => "layane1404@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95782
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1497
    "inscrito_id" => 12911
    "titulo" => "GIBIS E EDUCAÇÃO: A TURMA DA MÔNICA COMO INICIAÇÃO À LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo discutir acerca do uso dos gibis da Turma da Mônica, criada por Mauricio de Sousa, como instrumento para tornar o hábito da leitura mais atraente no campo da Educação Infantil. Nesse sentido, a leitura de história em quadrinhos (HQs), dentro da categoria de literatura de entretenimento (ECO, 2000), demonstra-se como uma ferramenta lúdica e viável para a apresentação do universo da narrativa para os discentes da Educação Infantil, que para além de promover o contato com a fabulação contemporânea desenvolvendo habilidades relacionadas à leitura, escrita e a apreensão de elementos verbais e não-verbais, aproxima os alunos da cultura visual através da literatura de entretenimento, que nesta abordagem, apresenta-se como portadora de grande potencial didático em relação ao público infantil. A escolha do universo da Turma da Mônica justifica-se, primeiramente, pela sua popularidade com o público infantil e por sua inserção em materiais didáticos, além de abordar temas adequados para o público alvo, dentre várias, questões educativas e relativas à amizade através de seus personagens reconhecíveis que possuem espaço no imaginário social brasileiro. Para tal, a pesquisa fundamenta-se, metodologicamente, da revisão bibliográfica de considerações teóricas, partindo de autores como Paulino (2009) e Cosson (2009), que dialogam acerca da formação literária, e de Barbosa (2010) e Vergueiro (2007), que discorrem acerca do uso da Arte Sequencial e da cultura visual em ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12911_TB1497_03102023171408.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAYANE DE OLIVEIRA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "LAYANE"
    "autor_email" => "layane1404@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir acerca do uso dos gibis da Turma da Mônica, criada por Mauricio de Sousa, como instrumento para tornar o hábito da leitura mais atraente no campo da Educação Infantil. Nesse sentido, a leitura de história em quadrinhos (HQs), dentro da categoria de literatura de entretenimento (ECO, 2000), demonstra-se como uma ferramenta lúdica e viável para a apresentação do universo da narrativa para os discentes da Educação Infantil, que para além de promover o contato com a fabulação contemporânea desenvolvendo habilidades relacionadas à leitura, escrita e a apreensão de elementos verbais e não-verbais, aproxima os alunos da cultura visual através da literatura de entretenimento, que nesta abordagem, apresenta-se como portadora de grande potencial didático em relação ao público infantil. A escolha do universo da Turma da Mônica justifica-se, primeiramente, pela sua popularidade com o público infantil e por sua inserção em materiais didáticos, além de abordar temas adequados para o público alvo, dentre várias, questões educativas e relativas à amizade através de seus personagens reconhecíveis que possuem espaço no imaginário social brasileiro. Para tal, a pesquisa fundamenta-se, metodologicamente, da revisão bibliográfica de considerações teóricas, partindo de autores como Paulino (2009) e Cosson (2009), que dialogam acerca da formação literária, e de Barbosa (2010) e Vergueiro (2007), que discorrem acerca do uso da Arte Sequencial e da cultura visual em ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.