Este trabalho tem como objetivo discutir acerca do uso dos gibis da Turma da Mônica, criada por Mauricio de Sousa, como instrumento para tornar o hábito da leitura mais atraente no campo da Educação Infantil. Nesse sentido, a leitura de história em quadrinhos (HQs), dentro da categoria de literatura de entretenimento (ECO, 2000), demonstra-se como uma ferramenta lúdica e viável para a apresentação do universo da narrativa para os discentes da Educação Infantil, que para além de promover o contato com a fabulação contemporânea desenvolvendo habilidades relacionadas à leitura, escrita e a apreensão de elementos verbais e não-verbais, aproxima os alunos da cultura visual através da literatura de entretenimento, que nesta abordagem, apresenta-se como portadora de grande potencial didático em relação ao público infantil. A escolha do universo da Turma da Mônica justifica-se, primeiramente, pela sua popularidade com o público infantil e por sua inserção em materiais didáticos, além de abordar temas adequados para o público alvo, dentre várias, questões educativas e relativas à amizade através de seus personagens reconhecíveis que possuem espaço no imaginário social brasileiro. Para tal, a pesquisa fundamenta-se, metodologicamente, da revisão bibliográfica de considerações teóricas, partindo de autores como Paulino (2009) e Cosson (2009), que dialogam acerca da formação literária, e de Barbosa (2010) e Vergueiro (2007), que discorrem acerca do uso da Arte Sequencial e da cultura visual em ambiente escolar.