Esta pesquisa aborda elaborações com base científica na Pedagogia Histórico-Crítica apresentadas para obtenção do título de Mestre em Educação, Mestre Educação e Novas Tecnologias e Mestre em Letras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE e do Centro Universitário Internacional UNINTER. Ambos elencados devido sua representatividade na pesquisa na corrente da Pedagogia Histórico-Crítica. Objetivou-se distinguir quais são as pesquisas desenvolvidas na atualidade por tal público dentro da corrente pedagógica Histórico-Crítica traçando um breve panorama entre 2019 e 2023 a nível estadual. Como resultado a presente pesquisa constatou a procura por caminhos para o encontro de políticas públicas que proporcionem a formação omnilateral dos filhos da classe trabalhadora, tendo como principal objeto de estudo a Escola Pública e suas implicações em formar para o mercado de trabalho. A educação na contemporaneidade tem sustentado também, além da formação do indivíduo para a conformação com sua desvalorização pelo mercado de trabalho, o falso acordo com a laicidade de Estado, pois há recente surgimento de políticas públicas voltadas para as imposições religiosas, assim como a manutenção de algumas mais antigas como a disciplina de Ensino Religioso. Outro ponto também recorrente é a abordagem da tecnologia como propulsora de novos caminhos para o desenvolvimento e o fortalecimento da formação omnilateral da sociedade.