Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMO TRABALHAR A CAPACIDADE DA COMPREENSÃO EM GEOMETRIA COM O USO DE TECNOLOGIA NOS ESTUDANTES BRASILEIROS.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96390
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2289
    "inscrito_id" => 8808
    "titulo" => "COMO TRABALHAR A CAPACIDADE DA COMPREENSÃO EM GEOMETRIA COM O USO DE TECNOLOGIA NOS ESTUDANTES BRASILEIROS."
    "resumo" => "Um dos temas mais discutidos em sala de aula, é sobre os problemas de aprendizagem ligados às ciências exatas, principalmente referentes aos conteúdos de Geometria, abordados na disciplina de Matemática durante o Ensino Médio. Isto toma uma proporção muito maior decorrente do fato de muitos estudantes não se identificarem com a área, seja por causa da dificuldade já trazida de séries anteriores ou pelas aulas serem muito monótonas e pouco interativas. Esta realidade se faz presente principalmente em escolas públicas por motivos diversos, como: a falta de material, professores que não estão aptos, ou a não aplicação destes conceitos de forma coerente. Neste artigo serão apresentadas formas de como trabalhar a capacidade da compreensão em Geometria com os estudantes do ensino médio, fazendo uso de tecnologia com a plataforma GEOGEBRA, como também associar campo o tridimensional com materiais concretos possibilitando o trabalho até para realidades aonde a tecnologia não chega com facilidade. A proposta facilita a melhora na interação entre os estudantes em sala de aula, para aumentar o rendimento na resolução de problemas com tais conceitos. Tem-se como ponto de partida a pesquisa usada experimentalmente, onde foram feitas perguntas para estudantes do ensino médio e seus resultados foram usados como direcionamento para a elaboração e desenvolvimento de uma proposta metodológica mais eficaz. Contudo, esse processo, futuramente pode resultar num melhor entendimento dos estudantes que propiciará em uma relação interativa entre os envolvidos em sala, tornando o trabalho com a disciplina de Geometria mais leve e dinâmico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID8808_TB2289_07122023170052.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA MARIA DE MELO LINS"
    "autor_nome_curto" => "Rafaela Lins"
    "autor_email" => "linsrafaela2005@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96390
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2289
    "inscrito_id" => 8808
    "titulo" => "COMO TRABALHAR A CAPACIDADE DA COMPREENSÃO EM GEOMETRIA COM O USO DE TECNOLOGIA NOS ESTUDANTES BRASILEIROS."
    "resumo" => "Um dos temas mais discutidos em sala de aula, é sobre os problemas de aprendizagem ligados às ciências exatas, principalmente referentes aos conteúdos de Geometria, abordados na disciplina de Matemática durante o Ensino Médio. Isto toma uma proporção muito maior decorrente do fato de muitos estudantes não se identificarem com a área, seja por causa da dificuldade já trazida de séries anteriores ou pelas aulas serem muito monótonas e pouco interativas. Esta realidade se faz presente principalmente em escolas públicas por motivos diversos, como: a falta de material, professores que não estão aptos, ou a não aplicação destes conceitos de forma coerente. Neste artigo serão apresentadas formas de como trabalhar a capacidade da compreensão em Geometria com os estudantes do ensino médio, fazendo uso de tecnologia com a plataforma GEOGEBRA, como também associar campo o tridimensional com materiais concretos possibilitando o trabalho até para realidades aonde a tecnologia não chega com facilidade. A proposta facilita a melhora na interação entre os estudantes em sala de aula, para aumentar o rendimento na resolução de problemas com tais conceitos. Tem-se como ponto de partida a pesquisa usada experimentalmente, onde foram feitas perguntas para estudantes do ensino médio e seus resultados foram usados como direcionamento para a elaboração e desenvolvimento de uma proposta metodológica mais eficaz. Contudo, esse processo, futuramente pode resultar num melhor entendimento dos estudantes que propiciará em uma relação interativa entre os envolvidos em sala, tornando o trabalho com a disciplina de Geometria mais leve e dinâmico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID8808_TB2289_07122023170052.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA MARIA DE MELO LINS"
    "autor_nome_curto" => "Rafaela Lins"
    "autor_email" => "linsrafaela2005@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Um dos temas mais discutidos em sala de aula, é sobre os problemas de aprendizagem ligados às ciências exatas, principalmente referentes aos conteúdos de Geometria, abordados na disciplina de Matemática durante o Ensino Médio. Isto toma uma proporção muito maior decorrente do fato de muitos estudantes não se identificarem com a área, seja por causa da dificuldade já trazida de séries anteriores ou pelas aulas serem muito monótonas e pouco interativas. Esta realidade se faz presente principalmente em escolas públicas por motivos diversos, como: a falta de material, professores que não estão aptos, ou a não aplicação destes conceitos de forma coerente. Neste artigo serão apresentadas formas de como trabalhar a capacidade da compreensão em Geometria com os estudantes do ensino médio, fazendo uso de tecnologia com a plataforma GEOGEBRA, como também associar campo o tridimensional com materiais concretos possibilitando o trabalho até para realidades aonde a tecnologia não chega com facilidade. A proposta facilita a melhora na interação entre os estudantes em sala de aula, para aumentar o rendimento na resolução de problemas com tais conceitos. Tem-se como ponto de partida a pesquisa usada experimentalmente, onde foram feitas perguntas para estudantes do ensino médio e seus resultados foram usados como direcionamento para a elaboração e desenvolvimento de uma proposta metodológica mais eficaz. Contudo, esse processo, futuramente pode resultar num melhor entendimento dos estudantes que propiciará em uma relação interativa entre os envolvidos em sala, tornando o trabalho com a disciplina de Geometria mais leve e dinâmico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.