Este trabalho é parte integrante de uma pesquisa que surgiu de inquietações dos acadêmicos do curso de Pedagogia/UNIFAA, que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, realizada durante observação do cotidiano escolar da escola campo da rede municipal de Rio das Flores/RJ, e tem por objetivo analisar qual a concepção de educação financeira dos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e como trabalham o tema em sua prática pedagógica. A educação financeira propicia ao individuo habilidades para que possa melhorar o gerenciamento de suas finanças, e consequentemente contribuir para a sustentabilidade do planeta, uma vez que diminuindo o consumo excessivo, também diminui o lixo produzido. Os procedimentos metodológicos pretendidos neste trabalho, serão pesquisas de campo e estudos de dados bibliográficos. A pesquisa será realizada através de questionários aplicados aos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental para posterior análise e revisão bibliográfica. Acreditamos que o estudo sobre educação financeira, possa contribuir de alguma forma para que todos os leitores, especialmente os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e estudantes do curso de Pedagogia, entendam a importância de se trabalhar o tema educação financeira nas escolas.