Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO E SEGREGAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo aborda a questão da inclusão e segregação de estudantes com deficiência no contexto educacional. E surge a partir de indagações acerca da prática de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares, uma experiência vivenciada pela autora nas salas de Recursos Multifuncionais em escola pública municipal de Campina Grande-PB. Refletir o bem estar desses estudantes inclusos e algumas vezes, exclusos por profissionais sem qualificação para atendimento especializado tem sido o meu objeto de estudo. Então o que significa de fato uma proposta pedagógica que inclui em um ambiente diverso pessoas com deficiência? Que tipo de instituição e profissional se faz necessários para o atendimento adequado? Será que as escolas municipais estão de fato incluindo essa clientela no contexto educacional capaz de atende-la nas suas especificidades? Por outro lado, as instituições que promovem a escolaridade em um contexto diferenciado onde se aglutina pessoas com diversas deficiências e síndromes em um único espaço com uma equipe multiprofissional não estaria oferecendo um serviço mais adequado para essa modalidade? Porque os profissionais, em especial, os psicopedagogos, desenvolvem atividades pedagógicas diárias com um grupo de doze, quinze, algumas vezes até mais como é o caso da instituição APAE, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e demonstram desenvoltura mais apropriada para essa clientela? A inclusão é um princípio que visa garantir a participação plena e efetiva de todos os estudantes, independentemente de suas características individuais, promovendo uma educação igualitária e justa. No entanto, ainda enfrentamos desafios significativos na implementação efetiva da inclusão nas escolas regulares, Este artigo explora as raízes desse problema e destaca perspectivas para promover a inclusão, bem como, proporcionar um novo olhar sobre a segregação de estudantes com deficiência por um viés positivo a partir da experiência da autora na instituição. O fazer pedagógico na instituição desconstruiu o arcabouço unilateral de inclusão assertiva apenas em escolas regulares e hoje aplaudo de pé as ações pedagógicas exitosas realizadas pelas pedagogas e psicopedagogas da instituição permeadas com afeto, competência e conhecimento.

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