Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA: DESAFIOS DO ENSINAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96369
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2257
    "inscrito_id" => 9446
    "titulo" => "TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA: DESAFIOS DO ENSINAR"
    "resumo" => "A educação de crianças se constitui um grande desafio para os educadores quando estão frente aos transtornos de aprendizagem. Há no ambiente escolar alta prevalência de crianças que apresentam algum transtorno de aprendizagem, o que nos leva a seguinte questão-problema: Quais os desafios de ensinar crianças com transtornos de aprendizagem? O objetivo do presente estudo foi compreender os desafios que circundam o ensinar a crianças diagnosticadas com algum transtorno de aprendizagem, bem como conhecer em profundidade os transtornos da aprendizagem. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica a partir da busca em sites como scielo, pubmed, redalyc. O estudo se justifica dada a urgência em compreender melhor os transtornos da aprendizagem, pois é fundamental que o profissional de educação esteja preparado e saiba lidar com alunos que apresentem transtornos de aprendizagem. Conclui-se que os principais transtornos de aprendizagem envolvem a leitura, como a dislexia, dificuldades em cálculos, como a discalculia, e ainda a dificuldade com a escrita, a disortografia e disgrafia e nesse contexto o ensino deve pautar-se em propiciar ambiente acolhedor ao aluno, abordagem multidisciplinar e estratégias de ensino adaptadas a necessidade do aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9446_TB2257_04052023213104.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA DA CONCEIÇÃO SAMPAIO LÓSS"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "ju.sampaio23@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96369
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2257
    "inscrito_id" => 9446
    "titulo" => "TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA: DESAFIOS DO ENSINAR"
    "resumo" => "A educação de crianças se constitui um grande desafio para os educadores quando estão frente aos transtornos de aprendizagem. Há no ambiente escolar alta prevalência de crianças que apresentam algum transtorno de aprendizagem, o que nos leva a seguinte questão-problema: Quais os desafios de ensinar crianças com transtornos de aprendizagem? O objetivo do presente estudo foi compreender os desafios que circundam o ensinar a crianças diagnosticadas com algum transtorno de aprendizagem, bem como conhecer em profundidade os transtornos da aprendizagem. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica a partir da busca em sites como scielo, pubmed, redalyc. O estudo se justifica dada a urgência em compreender melhor os transtornos da aprendizagem, pois é fundamental que o profissional de educação esteja preparado e saiba lidar com alunos que apresentem transtornos de aprendizagem. Conclui-se que os principais transtornos de aprendizagem envolvem a leitura, como a dislexia, dificuldades em cálculos, como a discalculia, e ainda a dificuldade com a escrita, a disortografia e disgrafia e nesse contexto o ensino deve pautar-se em propiciar ambiente acolhedor ao aluno, abordagem multidisciplinar e estratégias de ensino adaptadas a necessidade do aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9446_TB2257_04052023213104.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA DA CONCEIÇÃO SAMPAIO LÓSS"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "ju.sampaio23@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A educação de crianças se constitui um grande desafio para os educadores quando estão frente aos transtornos de aprendizagem. Há no ambiente escolar alta prevalência de crianças que apresentam algum transtorno de aprendizagem, o que nos leva a seguinte questão-problema: Quais os desafios de ensinar crianças com transtornos de aprendizagem? O objetivo do presente estudo foi compreender os desafios que circundam o ensinar a crianças diagnosticadas com algum transtorno de aprendizagem, bem como conhecer em profundidade os transtornos da aprendizagem. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica a partir da busca em sites como scielo, pubmed, redalyc. O estudo se justifica dada a urgência em compreender melhor os transtornos da aprendizagem, pois é fundamental que o profissional de educação esteja preparado e saiba lidar com alunos que apresentem transtornos de aprendizagem. Conclui-se que os principais transtornos de aprendizagem envolvem a leitura, como a dislexia, dificuldades em cálculos, como a discalculia, e ainda a dificuldade com a escrita, a disortografia e disgrafia e nesse contexto o ensino deve pautar-se em propiciar ambiente acolhedor ao aluno, abordagem multidisciplinar e estratégias de ensino adaptadas a necessidade do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.