A educação de crianças se constitui um grande desafio para os educadores quando estão frente aos transtornos de aprendizagem. Há no ambiente escolar alta prevalência de crianças que apresentam algum transtorno de aprendizagem, o que nos leva a seguinte questão-problema: Quais os desafios de ensinar crianças com transtornos de aprendizagem? O objetivo do presente estudo foi compreender os desafios que circundam o ensinar a crianças diagnosticadas com algum transtorno de aprendizagem, bem como conhecer em profundidade os transtornos da aprendizagem. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica a partir da busca em sites como scielo, pubmed, redalyc. O estudo se justifica dada a urgência em compreender melhor os transtornos da aprendizagem, pois é fundamental que o profissional de educação esteja preparado e saiba lidar com alunos que apresentem transtornos de aprendizagem. Conclui-se que os principais transtornos de aprendizagem envolvem a leitura, como a dislexia, dificuldades em cálculos, como a discalculia, e ainda a dificuldade com a escrita, a disortografia e disgrafia e nesse contexto o ensino deve pautar-se em propiciar ambiente acolhedor ao aluno, abordagem multidisciplinar e estratégias de ensino adaptadas a necessidade do aluno.