Neste trabalho, apresentamos os resultados parciais de uma pesquisa de Iniciação Científica vinculada à Universidade Federal do Piauí (UFPI) e que é desenvolvida em quatro planos de trabalho diferentes, os quais são executados por quatro alunos do curso de Licenciatura em Letras/Português da instituição supramencionada. No projeto, visamos ao estudo e à compreensão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, mais especificamente, à Área de Linguagens e suas Tecnologias. Para tanto, investigamos a organização da BNCC e suas áreas do conhecimento; analisamos o componente Língua Portuguesa, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental; e detalhamos os campos de atuação e os objetos do conhecimento de Língua Portuguesa. Com isso, buscamos conhecer e analisar o currículo de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa construído pela rede pública municipal de Picos – PI, assim como os livros didáticos das duas línguas. O estudo é realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, com base em pesquisas bibliográficas e documentais, tomando, como objeto principal de investigação, a própria BNCC (2018), além de outros textos a ela relacionados e produzidos no último triênio. Os resultados obtidos até o momento apontam que os currículos ainda estão em fase de adequação àquilo que é previsto na Base e tomam como referência os currículos do Estado. Além disso, vemos que os livros didáticos das duas línguas contêm fragilidades no que diz respeito à transposição didática dos conteúdos neles contidos, sobretudo em razão da pouca relação que eles têm com a realidade local dos estudantes do semiárido piauiense.