A formação de professores de línguas materna e estrangeira, tem sido constantemente colocada em pauta nas discussões em ambientes acadêmicos. Tais discussões são decorrentes da preocupação com a qualidade profissional e eficácia do ensino na situação real da educação básica das escolas públicas brasileiras. Conhecer a prática do professor de Línguas e os processos metodológicos que envolvem a aprendizagem dos alunos, torna-se, então, fundamental para minimizar as dificuldades enfrentadas pelos docentes. Dessa forma, iremos apresentar a experiência de uma professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, de uma Escola de Referência do Ensino Médio da rede pública estadual, localizada no Município do Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. Nosso objetivo é analisar esse relato, considerando os desafios enfrentados por esta professora, como ela descreve as dificuldades encontradas para o desenvolvimento de sua prática e o que aprendeu com essa experiência. Para fundamentar este relato, recorremos à Antunes (2014) na perspectiva da urgência dos programas de formação para garantir uma nova identidade pedagógico-social aos/as professores/as de línguas; a Leffa (2012 e 2001) com contribuições sobre o presente, o passado e o futuro do ensino de línguas, assim como os aspectos políticos da formação do professor de línguas estrangeiras; a Irala e Leffa (2014) sobre as novas demandas e os velhos problemas no ensino de línguas; e a Zanini (1999) com uma visão panorâmica da teoria e da prática do ensino de língua materna.