Este trabalho propõe uma primeira reflexão acerca da Inteligência Artificial ChatGPT e a questão de autoria mobilizada pelas intensas discussões acerca dessa ferramenta digital e sua utilização para a produção de textos. O objetivo deste estudo é discutir a autoria a partir do ChatGPT pelo viés da Análise do Discurso, retomando as noções de autoria, sujeito e condições de produção. Entender a ferramenta e ampliar o olhar acerca de seu uso na educação básica e também na academia é necessário, visto os debates que têm ocorrido nos últimos meses e que geraram preocupações a respeito de possíveis reflexos negativos nas produções acadêmicas e escolares. Pensamos que é preciso compreender o funcionamento do Chat, assim como verificar o seu uso na contemporaneidade sem esquecer a relevância da questão da autoria, do próprio sujeito que faz uso da ferramenta e das condições de produção do texto gerado pelo Chat, bem como os impactos do ChatGPT na educação. Questões estas que mobilizam a relevância dos profissionais da educação viabilizarem maneiras de utilizar essa ferramenta de forma eficiente desenvolvendo a escrita significativamente, e não apenas de modo a reproduzir a prática de copiar e colar. O referencial teórico está amparado na corrente da Análise de Discurso de Linha Francesa com o teórico francês Michel Pêcheux (1988), bem como estudiosos brasileiros que também se debruçam sobre esta abordagem, dentre eles Orlandi (2015), Indursky (2011), Gallo (2008, 2012) e Pequeno (2019).