Formar alunos críticos e refletivos, que tenham a capacidade de resolver problemas e agir sobre as mais diferentes questões do seu meio, tem sido o grande objetivo a ser alcançadas pela escola. O presente texto tem por objetivo refletir sobre a incorporação da atividade de formulação de problemas por alunos do 9º ano do ensino fundamental. Adotamos por referencial teóricos, os estudos de Allevato e Onuchic (2014) e Van de Walle (2009) no uso da Resolução de Problemas enquanto metodologia de ensino, Schoenfeld (1996), Silver (1996) e Chica (2001) nas discussões sobre a prática de formulação de problemas. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa e descritiva, em que buscamos descrever e analisar como os alunos criam seus problemas a partir de enunciados propostos. A coleta de dados ocorreu a partir dos registros escritos das atividades realizadas pelos alunos. A partir da análise realizada é possível verificar a presença de uma relação estabelecida entre o conteúdo e o cotidiano do aluno, dificuldade quanto a construção coerente das ideias, associação entre o enunciado do problema e seu contexto. O aprofundamento desse estudo, será importante para compreender outros elementos que estão presentes e condicionam o trabalho de escrita matemática em sala de aula.