FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE PROBLEMAS ELABORADOS POR ALUNOS DO 9º ANO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101386 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9173 "inscrito_id" => 17548 "titulo" => "FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE PROBLEMAS ELABORADOS POR ALUNOS DO 9º ANO" "resumo" => "Formar alunos críticos e refletivos, que tenham a capacidade de resolver problemas e agir sobre as mais diferentes questões do seu meio, tem sido o grande objetivo a ser alcançadas pela escola. O presente texto tem por objetivo refletir sobre a incorporação da atividade de formulação de problemas por alunos do 9º ano do ensino fundamental. Adotamos por referencial teóricos, os estudos de Allevato e Onuchic (2014) e Van de Walle (2009) no uso da Resolução de Problemas enquanto metodologia de ensino, Schoenfeld (1996), Silver (1996) e Chica (2001) nas discussões sobre a prática de formulação de problemas. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa e descritiva, em que buscamos descrever e analisar como os alunos criam seus problemas a partir de enunciados propostos. A coleta de dados ocorreu a partir dos registros escritos das atividades realizadas pelos alunos. A partir da análise realizada é possível verificar a presença de uma relação estabelecida entre o conteúdo e o cotidiano do aluno, dificuldade quanto a construção coerente das ideias, associação entre o enunciado do problema e seu contexto. O aprofundamento desse estudo, será importante para compreender outros elementos que estão presentes e condicionam o trabalho de escrita matemática em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17548_TB9173_06112023195104.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEOCIDES GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LEOCIDES" "autor_email" => "leocids@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101386 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9173 "inscrito_id" => 17548 "titulo" => "FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE PROBLEMAS ELABORADOS POR ALUNOS DO 9º ANO" "resumo" => "Formar alunos críticos e refletivos, que tenham a capacidade de resolver problemas e agir sobre as mais diferentes questões do seu meio, tem sido o grande objetivo a ser alcançadas pela escola. O presente texto tem por objetivo refletir sobre a incorporação da atividade de formulação de problemas por alunos do 9º ano do ensino fundamental. Adotamos por referencial teóricos, os estudos de Allevato e Onuchic (2014) e Van de Walle (2009) no uso da Resolução de Problemas enquanto metodologia de ensino, Schoenfeld (1996), Silver (1996) e Chica (2001) nas discussões sobre a prática de formulação de problemas. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa e descritiva, em que buscamos descrever e analisar como os alunos criam seus problemas a partir de enunciados propostos. A coleta de dados ocorreu a partir dos registros escritos das atividades realizadas pelos alunos. A partir da análise realizada é possível verificar a presença de uma relação estabelecida entre o conteúdo e o cotidiano do aluno, dificuldade quanto a construção coerente das ideias, associação entre o enunciado do problema e seu contexto. O aprofundamento desse estudo, será importante para compreender outros elementos que estão presentes e condicionam o trabalho de escrita matemática em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17548_TB9173_06112023195104.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEOCIDES GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LEOCIDES" "autor_email" => "leocids@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }