Os jogos pedagógicos são um tipo de recurso didático-educativo que possui as seguintes características: fixar e melhorar a compreensão dos conteúdos e auxiliar no equilíbrio emocional dos alunos, uma vez que, ao jogar, o aluno se submete às regras e, sobretudo, ao aprendizado, tendo em vista que para jogar é necessário um certo domínio de conceitos, o que exigirá do estudante esforço, participação, indagação e reflexão, tornando-o um participante ativo do processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo analisar o papel dos jogos pedagógicos como uma ferramenta facilitadora para a aprendizagem na disciplina de química em uma turma do primeiro ano do ensino médio do curso técnico integrado em alimentos do IFRN — Campus Pau dos Ferros-RN, sendo, portanto, classificada como uma pesquisa-ação, apresentando-se quanto ao tratamento de dados como qualitativa. As atividades foram desenvolvidas durante as ações do PIBID, quando uma banca composta por três avaliadores avaliou os jogadores com base nos seguintes critérios: reação (grau de satisfação e valor percebido pelos participantes); aprendizagem (levanta o quanto os participantes podem mudar de atitude, ampliar seus conhecimentos e/ou habilidades); comportamento (identifica o quanto os participantes mudaram seu comportamento em decorrência do que foi aprendido) e resultados (identifica os ganhos obtidos). Dessa forma, foi possível notar que o uso de jogos levou os alunos a explorarem os seus conhecimentos, o que resultou numa melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o aluno adquiriu um amplo conhecimento que extrapolou o contexto escolar. Ao utilizar o jogo em sala de aula, percebeu-se que o estudante conseguiu fazer novas descobertas e apresentou mudanças em seu comportamento, deixando de ser um agente passivo, que apenas observa e absorve, para se tornar um agente ativo, capaz de solucionar problemas, criar hipóteses e construir seu conhecimento em bases mais sólidas.