O momento pós-pandêmico vivenciado nas escolas mostra uma crescente demanda socioemocional dos estudantes e observa-se a necessidade de um olhar diferenciado na formação do alunado. O isolamento social presencial ocasionado pela pandemia da Covid-19 gerou o aumento da socialização virtual através da utilização das redes digitais, tanto para fins de entretenimento quanto para finalidades educacionais, como o ensino remoto. O aumento do uso das redes digitais causou um maior distanciamento da presença social e prejudicou a qualidade comunicativa e pertencimento social do indivíduo. Com o retorno às aulas presenciais nas escolas, em meados de 2021, os conflitos, brigas, crises de ansiedade, depressão e episódios de automutilação aumentaram significativamente, confirmando as dificuldades comunicativas do alunado e se tornando cada vez mais constantes no ambiente escolar. Este estudo será realizado através do refinamento dos métodos utilizados nas abordagens educacionais italianas Montessori, com a organização do ambiente escolar acolhedor que propicia o desenvolvimento dos sentidos e uma autoeducação, e a Reggio Emilia, com a realização de projetos e atividades artísticas que promovem a interdisciplinaridade com uma aprendizagem positiva. Este refinamento das duas abordagens educativas associadas à inserção de metodologias da Arteterapia no ambiente escolar, serão capazes de gerar uma transdisciplinaridade que proporcionará uma compreensão holística do alunado.