O presente trabalho é intitulado “Educação Infantil: trajetórias formativas a partir do estágio supervisionado” trata-se de um artigo que emerge a partir das experiências no componente curricular Pesquisa e Estágio II , do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, Campus XI – Serrinha. Tem como objetivo narrar trajetórias percorridas e refletir acerca da importância do brincar como experiência criadora da/para criança na Educação Infantil. Compreender as crianças como sujeitos, protagonistas e autoras é uma tarefa imprescindível que a escola precisa assumir e ao adentrar à sala de aula o(a) professor(a) precisa ter essa consciência, embora nem sempre seja fácil agir dessa forma. Na infância as crianças aprendem a partir daquilo que elas experienciam, então, a curiosidade, a inquietação são próprias desses indivíduos que estão em fase de descobertas. A metodologia aqui utilizada foi a pesquisa-ação, amparada também na observação. Nesse sentido, o estudo está fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (2010), Kishimoto (2002), Bueno (2010), Freire (2019) e outros.