Este artigo situa-se em vivências realizadas entre a Biblioteca Pública Municipal Severino Soares de Paudalho/PE e as Bibliotecas Escolares da rede municipal de ensino paudalhense, por meio do Plano Biênio de atividade – Leitura para além óbvio (2023/2024) elaborado pela BPMSS. Apresenta, também, uma breve fundamentação teórica erigida por autores como: Paulo Freire (1987); Peters (1996) a partir de breve contexto histórico, e ações atuais em que decorre o presente estudo. Para coleta de dados utilizamos a técnica de estudo de caso etnográfica, na abordagem qualitativa, por meio de observação participante, entrevistas e narrativas escritas, nas concepções de: Minayo (2003); Campoy (2019). Por tratar-se de uma unidade de atividade em andamento, deve-se considerar que os registros neste estudo estão associados apenas uma parte do plano biênio, porém, possível de mostrar os resultados causados pelo incentivo à leitura. Constatou-se, que é uma unidade qualitativamente eficaz e eficiente decorrente do Plano Biênio de atividade – Leitura para além do óbvio labutada entre a biblioteca pública e as bibliotecas escolares.