Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALCANCE DO PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO MBITO DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PICOS - PI

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99402
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6252
    "inscrito_id" => 4716
    "titulo" => "ALCANCE DO PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO MBITO DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PICOS - PI"
    "resumo" => "O presente texto resulta do desenvolvimento de um projeto de Iniciação Científica Voluntária (ICV) que buscou identificar indicadores da gestão democrática, no âmbito do Sistema Municipal de Educação de Picos/PI, com base na legislação pertinente, de modo especial, aquelas estabelecidas localmente; compreender o modelo que sustenta as práticas de gestão educacional no município, além de analisar o cumprimento das metas de gestão definidas no Plano Municipal de Educação em vigor. A pesquisa justifica-se pela necessidade de fundamentar estudos e discussões a respeito do modelo de gestão adotado, como materialidade, no Sistema municipal e em perspectiva de contribuição com outros estudos referentes. O estudo fundamentou-se na legislação educacional vigente, como sejam, a Constituição Federal de 1988, que define a gestão democrática do ensino como princípio, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/96), que determina critérios a serem observados para a implementação desse modelo de gestão, e Planos de educação nacional, estadual e municipal, os quais definem metas para a materialização da gestão democrática da educação, entre outros documentos legais que dialogam com a política em estudo. Autores como Azevedo (2015), Demo (1995, 2000), Libâneo (2012), Oliveira (2010), Saviani (2009, 2014), Menezes (2019), entre outros, nos ajudam a compreender as diferentes concepções de gestão em sua historicidade. Os resultados do estudo indicam uma certa apropriação do discurso sobre a democratização na gestão, contudo, não confere materialidade correspondente com a proposta apresentada nos termos legais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID4716_TB6252_20062023185645.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAREN EDUARDA NASCIMENTO NUNES"
    "autor_nome_curto" => "KAREN N."
    "autor_email" => "karenedn9@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99402
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6252
    "inscrito_id" => 4716
    "titulo" => "ALCANCE DO PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO MBITO DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PICOS - PI"
    "resumo" => "O presente texto resulta do desenvolvimento de um projeto de Iniciação Científica Voluntária (ICV) que buscou identificar indicadores da gestão democrática, no âmbito do Sistema Municipal de Educação de Picos/PI, com base na legislação pertinente, de modo especial, aquelas estabelecidas localmente; compreender o modelo que sustenta as práticas de gestão educacional no município, além de analisar o cumprimento das metas de gestão definidas no Plano Municipal de Educação em vigor. A pesquisa justifica-se pela necessidade de fundamentar estudos e discussões a respeito do modelo de gestão adotado, como materialidade, no Sistema municipal e em perspectiva de contribuição com outros estudos referentes. O estudo fundamentou-se na legislação educacional vigente, como sejam, a Constituição Federal de 1988, que define a gestão democrática do ensino como princípio, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/96), que determina critérios a serem observados para a implementação desse modelo de gestão, e Planos de educação nacional, estadual e municipal, os quais definem metas para a materialização da gestão democrática da educação, entre outros documentos legais que dialogam com a política em estudo. Autores como Azevedo (2015), Demo (1995, 2000), Libâneo (2012), Oliveira (2010), Saviani (2009, 2014), Menezes (2019), entre outros, nos ajudam a compreender as diferentes concepções de gestão em sua historicidade. Os resultados do estudo indicam uma certa apropriação do discurso sobre a democratização na gestão, contudo, não confere materialidade correspondente com a proposta apresentada nos termos legais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID4716_TB6252_20062023185645.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAREN EDUARDA NASCIMENTO NUNES"
    "autor_nome_curto" => "KAREN N."
    "autor_email" => "karenedn9@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente texto resulta do desenvolvimento de um projeto de Iniciação Científica Voluntária (ICV) que buscou identificar indicadores da gestão democrática, no âmbito do Sistema Municipal de Educação de Picos/PI, com base na legislação pertinente, de modo especial, aquelas estabelecidas localmente; compreender o modelo que sustenta as práticas de gestão educacional no município, além de analisar o cumprimento das metas de gestão definidas no Plano Municipal de Educação em vigor. A pesquisa justifica-se pela necessidade de fundamentar estudos e discussões a respeito do modelo de gestão adotado, como materialidade, no Sistema municipal e em perspectiva de contribuição com outros estudos referentes. O estudo fundamentou-se na legislação educacional vigente, como sejam, a Constituição Federal de 1988, que define a gestão democrática do ensino como princípio, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/96), que determina critérios a serem observados para a implementação desse modelo de gestão, e Planos de educação nacional, estadual e municipal, os quais definem metas para a materialização da gestão democrática da educação, entre outros documentos legais que dialogam com a política em estudo. Autores como Azevedo (2015), Demo (1995, 2000), Libâneo (2012), Oliveira (2010), Saviani (2009, 2014), Menezes (2019), entre outros, nos ajudam a compreender as diferentes concepções de gestão em sua historicidade. Os resultados do estudo indicam uma certa apropriação do discurso sobre a democratização na gestão, contudo, não confere materialidade correspondente com a proposta apresentada nos termos legais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.