O presente trabalho teve o objetivo de analisar a aceitação e entendimento dos alunos de uma escola do Ensino Médio, no município de Mossoró – RN, em relação ao Novo Ensino Médio Potiguar. O questionário abordou temas como: a relação do novo sistema com o primeiro emprego; o grau de satisfação, motivação e otimismo dos alunos com o modelo; se a escola que estudam está pronta pra o novo cotidiano escolar; se os alunos entendem o significado da nova proposta e se preferem o modelo tradicional ou o novo. Responderam ao questionário um quantitativo de 104 alunos, do primeiro e segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Monsenhor Raimundo Gurgel. Os resultados mostraram que mais da metade dos alunos acreditam que o modelo facilitará a entrada no primeiro emprego, porém, 73 alunos disseram não se sentirem motivados ou otimistas com o novo ensino médio, 92 entendem que a escola não tem estrutura suficiente para o ministrar o novo ensino médio e 49 preferem o modelo tradicional ao novo. Um ponto relevante da pesquisa mostra ainda, que existe um receio dos alunos em relação ao ENEM, para mais de 80%, o modelo pode aumentar a disparidade entre alunos da rede pública e privada de ensino no número de aprovações em Universidades Públicas.