O ensino de Biologia envolve uma série de contextos práticos que instiguem o educando a pensar. Por esta razão, pode ser visto como algo complexo, entretanto, a depender do uso de novas metodologias nas aulas, essa realidade pode ser mitigada. Em consequência disso, a aula expositivo-dialogada juntamente com atividades lúdicas, podem ser importantes estratégias de ensino, eficientes inclusive, para assimilar melhor os conceitos da referida disciplina. Nessa perspectiva, esse trabalho trata-se de um relato de experiência das residentes do Projeto Residência Pedagógica (PRP), na qual se encontram atuando no IFPB campus Princesa Isabel- PB. A aula expositivo-dialogada foi realizada junto com uma cruzadinha, no 1° ano do ensino médio integrado ao curso técnico em informática. Os conteúdos abordados foram características gerais dos seres vivos e níveis de organização biológica. Os estudantes participaram de forma ativa na aula, por meio de interação e expressão das suas opiniões, já durante a realização da cruzadinha, eles conseguiram fixar melhor os conceitos vistos em aula