Este trabalho é resultado parcial do projeto Prodocência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro intitulado “A Sociologia frente à Reforma do Ensino Médio, às reformas curriculares e aos novos livros didáticos”. Partimos do estudo da literatura dos últimos anos sobre a reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), dos novos livros didáticos, assim como da conjuntura política, social e econômica de perspectiva liberal que está por trás do movimento de reformas que incluem a implantação do “Novo” Ensino Médio. Interessa-nos o estudo dos documentos educacionais envolvidos, a investigação do lugar da Sociologia nos currículos das redes pública e privada do estado do Rio de Janeiro, e, para esta proposta em particular, as entrevistas que estamos realizando com docentes de Sociologia e coordenadores pedagógicos/ou sujeitos em posição equivalente que estão vivenciando a reforma em suas unidades escolares. No primeiro semestre de 2023 foram entrevistados nove profissionais, seis vinculados à rede pública e três à rede privada do estado fluminense, principalmente da capital. Os achados iniciais sinalizam para a ampliação da desigualdade educacional entre as duas redes; para impactos na carreira docente, como a perda da identidade disciplinar, a subutilização do professor e o desestimulo à carreira; para a fragilização das ciências de origem do conhecimento educacional; e para o desestímulo da escola por parte de estudantes da rede pública.