A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO RIO DE JANEIRO: ANALISANDO REDE PÚBLICA E PRIVADA NA VISÃO DE DOCENTES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98719 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5368 "inscrito_id" => 5989 "titulo" => "A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO RIO DE JANEIRO: ANALISANDO REDE PÚBLICA E PRIVADA NA VISÃO DE DOCENTES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS" "resumo" => "Este trabalho é resultado parcial do projeto Prodocência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro intitulado “A Sociologia frente à Reforma do Ensino Médio, às reformas curriculares e aos novos livros didáticos”. Partimos do estudo da literatura dos últimos anos sobre a reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), dos novos livros didáticos, assim como da conjuntura política, social e econômica de perspectiva liberal que está por trás do movimento de reformas que incluem a implantação do “Novo” Ensino Médio. Interessa-nos o estudo dos documentos educacionais envolvidos, a investigação do lugar da Sociologia nos currículos das redes pública e privada do estado do Rio de Janeiro, e, para esta proposta em particular, as entrevistas que estamos realizando com docentes de Sociologia e coordenadores pedagógicos/ou sujeitos em posição equivalente que estão vivenciando a reforma em suas unidades escolares. No primeiro semestre de 2023 foram entrevistados nove profissionais, seis vinculados à rede pública e três à rede privada do estado fluminense, principalmente da capital. Os achados iniciais sinalizam para a ampliação da desigualdade educacional entre as duas redes; para impactos na carreira docente, como a perda da identidade disciplinar, a subutilização do professor e o desestimulo à carreira; para a fragilização das ciências de origem do conhecimento educacional; e para o desestímulo da escola por parte de estudantes da rede pública." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581c1ed8883e_19122023131645.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-19 13:16:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALACE FERREIRA" "autor_nome_curto" => "WALACE FERREIRA" "autor_email" => "walaceuerj@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98719 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5368 "inscrito_id" => 5989 "titulo" => "A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO RIO DE JANEIRO: ANALISANDO REDE PÚBLICA E PRIVADA NA VISÃO DE DOCENTES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS" "resumo" => "Este trabalho é resultado parcial do projeto Prodocência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro intitulado “A Sociologia frente à Reforma do Ensino Médio, às reformas curriculares e aos novos livros didáticos”. Partimos do estudo da literatura dos últimos anos sobre a reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), dos novos livros didáticos, assim como da conjuntura política, social e econômica de perspectiva liberal que está por trás do movimento de reformas que incluem a implantação do “Novo” Ensino Médio. Interessa-nos o estudo dos documentos educacionais envolvidos, a investigação do lugar da Sociologia nos currículos das redes pública e privada do estado do Rio de Janeiro, e, para esta proposta em particular, as entrevistas que estamos realizando com docentes de Sociologia e coordenadores pedagógicos/ou sujeitos em posição equivalente que estão vivenciando a reforma em suas unidades escolares. No primeiro semestre de 2023 foram entrevistados nove profissionais, seis vinculados à rede pública e três à rede privada do estado fluminense, principalmente da capital. Os achados iniciais sinalizam para a ampliação da desigualdade educacional entre as duas redes; para impactos na carreira docente, como a perda da identidade disciplinar, a subutilização do professor e o desestimulo à carreira; para a fragilização das ciências de origem do conhecimento educacional; e para o desestímulo da escola por parte de estudantes da rede pública." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581c1ed8883e_19122023131645.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-19 13:16:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALACE FERREIRA" "autor_nome_curto" => "WALACE FERREIRA" "autor_email" => "walaceuerj@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }