Este estudo se fez doravante a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) para o ensino de matemática, visto que, ela é caracterizada como uma valiosa ferramenta complementar para a instrução, que permite ao aluno, um melhor entendimento e visualização da teoria estudada através de softwares, jogos, vídeos etc. O objetivo deste escrito é expor a utilidade das TDIC para o ensino de matemática com base no histórico desta tendência para as relações de ensino e aprendizagem em uma época do crescimento da cibercultura. Para tanto, usamos como referência bibliográfica os trabalhos de alguns estudiosos da área os quais vão discorrer a respeito do uso do estudo da técnica digital para a educação e ensino de matemática nas escolas. A metodologia deste trabalho consistiu-se em pesquisas em periódicos e artigos. Na busca de trabalhos publicados, nessa área, lançamos perguntas no google acadêmico dos tipos: é possivel ensinar matemática com as TDIC? Quais instrumentos podem ser utilizados para aplicar uma aula utilizando a tecnologia digital como objeto para mediação do conhecimento? Qual a importância de inserir as TDIC nas escolas?”. Com base nesses questionamentos foi possível encontrar diversos trabalhos que continham o que estávamos buscando. Como resultado, foi elaborada uma proposta didática para o ensino de matemática voltada para o primeiro ano do ensino médio que usa como principais elementos fundamentais de aplicação: celular, computador e softwares dinâmicos de matemática. A atividade alvitrada na organização didática foi pensada de modo que os alunos pudessem ter fácil acesso para uso da plataforma no momento da avaliação e ao mesmo tempo tivesse o contato da utilização de um objeto cotidiano na sala de aula, neste caso, o celular. Espera-se com esse estudo que o uso das TDIC no ensino de matemática passe a ser ainda mais utilizado nas escolas.