O uso de recursos digitais apresentam-se de forma concreta nos espaços formais de educação, tendo benefícios significativos neste contexto. Muitas instituições, já adotam alternativas digitais, como agendas online e a utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), para incentivar o uso das interfaces digitais de forma mais direcionada. Além disso, os documentos oficiais corroboram o uso de tecnologias aliadas à formação do estudante, nesse ínterim, propostas como a gamificação e utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) configuram como estratégias instigantes para a transposição do conhecimento. Utilizando propostas de gamificação e aprendizagem significativa, o presente trabalho visa a utilização de trilhas educacionais como proposta avaliativa no decurso da formação do discente. Tais ferramentas serão divulgadas como atividades assíncronas, utilizando de interfaces gratuitas e de fácil compreensão por parte dos docentes e discentes, sendo essa o Google forms. Os estudantes terão de resolver um conjunto de desafios com temáticas científicas, dessa forma articulando o conhecimento dessas áreas com raciocínio lógico, reflexo e administração do tempo. Por meio, dos dados objetivos com a resolução das trilhas e a partir da perspectiva dos docentes pode-se compreender que diante da proposta nota-se um aumento no engajamento dos alunos, assim desenvolvendo neles um protagonismo em sala de aula, assim como uma frequência maior na resolução das trilhas, dessa forma exercitando os temas abordados e aprimorando o conhecimento estabelecido.