O presente estudo tem como objetivo discutir as práticas e instrumentos pedagógicos que são utilizados para a consolidação silábica no contexto da pedagogia hospitalar. Visto que ela é uma área de atuação pedagógica que busca oferecer atendimento educacional às crianças e adolescentes que estão hospitalizados, ou seja, afastados da sala de aula e do ambiente escolar, necessitando assim, de cuidados específicos e atenção redobrada quando se trata desse contexto, onde percebemos nossas crianças/adolescentes negligenciados em relação a educação enquanto enfermos. É imprescindível que as brincadeiras, jogos e práticas dinâmicas e recreativas estejam presentes durante o trabalho de consolidação silábica, já que essas práticas auxiliam os alunos/pacientes durante seu processo de apropriação da alfabetização e letramento que ocorre nos anos iniciais do ensino fundamental. Logo, a pedagogia hospitalar como uma área ampla da educação que está direcionada a humanização e respeito às singularidades e especificidades de cada um, preocupa-se com todo o contexto que influencia nos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Percebemos que o processo de consolidação silábica é um dos alicerces para a base educacional e a construção de conhecimentos, por isso as brincadeiras, jogos, instrumentos pedagógicos e outros materiais como por exemplo: o alfabeto móvel, esses iram tornar o processo de ensino e aprendizagem lúdico e significativo. Desenvolvendo a partir disso, a escrita, a memorização, a criatividade, a curiosidade e realização de referências entre imagens e palavras e reflexão sobre a relação fonema/grafema das sílabas e posteriormente das palavras, frases, textos que vão fortalecer o desenvolvimento e gosto pela leitura, para além disso ofertar o que é garantido a esses enquanto pessoas e assegurados por lei, desse modo, podendo gozar plenamente de direitos básicos como educação e saúde, desse modo, possibilitar mais do que a educação, sobretudo a humanização e experienciar o tempo aiôn que podem ultrapassar os muros hospitalares.