O MUSEU EMÍLIO GOELDI, COMO UM IMPORTANTE ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98320 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4858 "inscrito_id" => 16873 "titulo" => "O MUSEU EMÍLIO GOELDI, COMO UM IMPORTANTE ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO." "resumo" => "Os espaços não formais de ensino vêm crescendo no cenário educacional brasileiro e são locais fora do ambiente escolar que possibilitam o desenvolvimento de atividades de ensino e aprendizagem. Durante a realização do tema Prática Antecipada à Docência em Espaços Não Formais de Ensino de Ciências e Matemática, do Curso de Licenciatura Integrada da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi realizada uma visita pedagógica com os discentes, no Museu Paraense Emílio Goeldi, localizado na região metropolitana de Belém- PA. O objetivo foi apresentar o local como um importante espaço não formal de ensino e como esses professores em formação inicial podem trabalhar e ajudar seus futuros alunos a construírem conhecimentos de forma lúdica, prazerosa e inovadora. A metodologia usada foi um estudo exploratório, culminando em uma proposta didática para os anos iniciais. Inicialmente, em sala de aula, foram feitas leituras de textos, discussões a respeito do tema e apresentação das atividades a serem desenvolvidas antes, durante e após a visita pedagógica,. Na visita pedagógica foi feita uma roda de conversa, onde os guias/mediadores apresentaram o ambiente, suas características e objetivos, informaram a diferença da visita livre e da visita pedagógica e deram a oportunidade para os discentes interagirem e tirarem suas dúvidas. (ROCHA; FACHÍN-TERÁN, 2010).A cada anexo conhecido eram repassadas informações sobre eles e questionado o que os alunos haviam compreendido. Essa experiência vivenciada resultou em um aprendizado significativo e os licenciandos puderam ter uma visão mais ampla dos conteúdos científicos oferecidos pelo museu, além de aprenderem procedimentos metodológicos para planejar e executar uma visita pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID16873_TB4858_04102023123142.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAULO HENRIQUE PINHEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SAULO" "autor_email" => "henriquesl0211@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98320 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4858 "inscrito_id" => 16873 "titulo" => "O MUSEU EMÍLIO GOELDI, COMO UM IMPORTANTE ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO." "resumo" => "Os espaços não formais de ensino vêm crescendo no cenário educacional brasileiro e são locais fora do ambiente escolar que possibilitam o desenvolvimento de atividades de ensino e aprendizagem. Durante a realização do tema Prática Antecipada à Docência em Espaços Não Formais de Ensino de Ciências e Matemática, do Curso de Licenciatura Integrada da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi realizada uma visita pedagógica com os discentes, no Museu Paraense Emílio Goeldi, localizado na região metropolitana de Belém- PA. O objetivo foi apresentar o local como um importante espaço não formal de ensino e como esses professores em formação inicial podem trabalhar e ajudar seus futuros alunos a construírem conhecimentos de forma lúdica, prazerosa e inovadora. A metodologia usada foi um estudo exploratório, culminando em uma proposta didática para os anos iniciais. Inicialmente, em sala de aula, foram feitas leituras de textos, discussões a respeito do tema e apresentação das atividades a serem desenvolvidas antes, durante e após a visita pedagógica,. Na visita pedagógica foi feita uma roda de conversa, onde os guias/mediadores apresentaram o ambiente, suas características e objetivos, informaram a diferença da visita livre e da visita pedagógica e deram a oportunidade para os discentes interagirem e tirarem suas dúvidas. (ROCHA; FACHÍN-TERÁN, 2010).A cada anexo conhecido eram repassadas informações sobre eles e questionado o que os alunos haviam compreendido. Essa experiência vivenciada resultou em um aprendizado significativo e os licenciandos puderam ter uma visão mais ampla dos conteúdos científicos oferecidos pelo museu, além de aprenderem procedimentos metodológicos para planejar e executar uma visita pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID16873_TB4858_04102023123142.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAULO HENRIQUE PINHEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SAULO" "autor_email" => "henriquesl0211@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }