ROSENO, Mirelly Barros et al.. Abordagem sobre temas contemporâneos no ensino biologia. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/99995>. Acesso em: 23/12/2024 01:50
O presente trabalho objetivou analisar o potencial de Temas Contemporâneos no Ensino de Biologia. Os Temas Contemporâneos compreendem assuntos que apresentam questões que envolvem a vida real em contextos sociais diversos, os quais precisam ser discutidos na sala de aula contribuindo para a formação de cidadãos críticos. A abordagem dos Temas Contemporâneos na escola foi sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis(IST) e o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa temáticas surgiram por demanda dos próprios estudantes e surgiram a partir das experiências no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), sendo aplicado para turmas de Ensino Médio, da EREM Presidente Costa e Silva, Chã de Alegria, Pernambuco, entre março a abril de 2023. As discussões sobre os temas ocorreram em dois momentos distintos, sendo através de debates mediados por aulas expositivas dialogadas e por palestras ministradas pelos pibidianos e supervisor, auxiliados por um psicólogo. Durante esses momentos, houveram significativo envolvimento dos estudantes, principalmente relacionado ao TEA. Dúvidas e questionamentos emergiam em vários momentos, o que demonstrava o interesse e necessidade de informações confiáveis. Isso acabara por ressignificar concepções do senso comum, ajudando-os a compreenderem melhor os assuntos abordados. Assim, os temas possibilitaram discussões importantes, em que os estudantes puderam expor suas dúvidas e adquirir novos conhecimentos, e podendo compartilhá-los na comunidade. É importante oportunizar aos alunos a apresentação de outras temáticas na escola, permitindo que eles reflitam sobre o seu papel social como cidadão crítico, promovendo melhor saúde e qualidade de vida.