Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO MATEMÁTICO E LETRAMENTO CORPORAL: CONEXÕES ENTRE HABILIDADES COGNITIVAS E MOTORAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96239
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2088
    "inscrito_id" => 10874
    "titulo" => "LETRAMENTO MATEMÁTICO E LETRAMENTO CORPORAL: CONEXÕES ENTRE HABILIDADES COGNITIVAS E MOTORAS"
    "resumo" => "A presente investigação aborda o letramento matemático e o letramento corporal trazendo reflexões sobre novas estratégias para desenvolver de forma integrada os componentes curriculares Matemática e Educação Física com suas respectivas unidades temáticas que compõem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa buscou analisar a relação entre essas duas áreas de conhecimento, identificar benefícios da integração dessas áreas e contribuir para uma reflexão sobre práticas pedagógicas que possam desenvolver habilidades cognitivas e motoras dos estudantes de forma integrada. Para tanto, uma pergunta problema foi delimitada: como a integração entre letramento matemático e letramento corporal poderia contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras dos estudantes no cenário educacional? Tendo como objetivo principal desta pesquisa analisar a relação entre letramento matemático e letramento corporal, bem como verificar se essa integração pode ser implementada em atividades de matemática e educação física. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Inicialmente, apresentamos algumas reflexões acerca do conceito de letramento matemático e letramento corporal, bem como da relação que há entre ambos. Por meio de uma revisão da literatura e exemplos de atividades educacionais que integram o ensino de matemática com a prática corporal foram desenvolvidas possíveis estratégias pedagógicas que possam contribuir para a integração dessas áreas de conhecimento e para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras dos estudantes de forma integrada. Pode-se concluir que a integração dessas áreas de conhecimento é uma estratégia promissora para o desenvolvimento holístico das habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais dos estudantes no ambiente educacional, proporcionando experiências que serão valiosas ao longo de toda a vida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10874_TB2088_17112023085031.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDENICE AMBROSIO LIMA DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDENICE AMBR"
    "autor_email" => "clau.bncc@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96239
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2088
    "inscrito_id" => 10874
    "titulo" => "LETRAMENTO MATEMÁTICO E LETRAMENTO CORPORAL: CONEXÕES ENTRE HABILIDADES COGNITIVAS E MOTORAS"
    "resumo" => "A presente investigação aborda o letramento matemático e o letramento corporal trazendo reflexões sobre novas estratégias para desenvolver de forma integrada os componentes curriculares Matemática e Educação Física com suas respectivas unidades temáticas que compõem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa buscou analisar a relação entre essas duas áreas de conhecimento, identificar benefícios da integração dessas áreas e contribuir para uma reflexão sobre práticas pedagógicas que possam desenvolver habilidades cognitivas e motoras dos estudantes de forma integrada. Para tanto, uma pergunta problema foi delimitada: como a integração entre letramento matemático e letramento corporal poderia contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras dos estudantes no cenário educacional? Tendo como objetivo principal desta pesquisa analisar a relação entre letramento matemático e letramento corporal, bem como verificar se essa integração pode ser implementada em atividades de matemática e educação física. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Inicialmente, apresentamos algumas reflexões acerca do conceito de letramento matemático e letramento corporal, bem como da relação que há entre ambos. Por meio de uma revisão da literatura e exemplos de atividades educacionais que integram o ensino de matemática com a prática corporal foram desenvolvidas possíveis estratégias pedagógicas que possam contribuir para a integração dessas áreas de conhecimento e para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras dos estudantes de forma integrada. Pode-se concluir que a integração dessas áreas de conhecimento é uma estratégia promissora para o desenvolvimento holístico das habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais dos estudantes no ambiente educacional, proporcionando experiências que serão valiosas ao longo de toda a vida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10874_TB2088_17112023085031.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDENICE AMBROSIO LIMA DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDENICE AMBR"
    "autor_email" => "clau.bncc@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A presente investigação aborda o letramento matemático e o letramento corporal trazendo reflexões sobre novas estratégias para desenvolver de forma integrada os componentes curriculares Matemática e Educação Física com suas respectivas unidades temáticas que compõem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa buscou analisar a relação entre essas duas áreas de conhecimento, identificar benefícios da integração dessas áreas e contribuir para uma reflexão sobre práticas pedagógicas que possam desenvolver habilidades cognitivas e motoras dos estudantes de forma integrada. Para tanto, uma pergunta problema foi delimitada: como a integração entre letramento matemático e letramento corporal poderia contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras dos estudantes no cenário educacional? Tendo como objetivo principal desta pesquisa analisar a relação entre letramento matemático e letramento corporal, bem como verificar se essa integração pode ser implementada em atividades de matemática e educação física. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Inicialmente, apresentamos algumas reflexões acerca do conceito de letramento matemático e letramento corporal, bem como da relação que há entre ambos. Por meio de uma revisão da literatura e exemplos de atividades educacionais que integram o ensino de matemática com a prática corporal foram desenvolvidas possíveis estratégias pedagógicas que possam contribuir para a integração dessas áreas de conhecimento e para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras dos estudantes de forma integrada. Pode-se concluir que a integração dessas áreas de conhecimento é uma estratégia promissora para o desenvolvimento holístico das habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais dos estudantes no ambiente educacional, proporcionando experiências que serão valiosas ao longo de toda a vida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.