ESQUISOFRENIA E A RELAÇÃO COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA, SUGESTOES PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97211 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3393 "inscrito_id" => 16515 "titulo" => "ESQUISOFRENIA E A RELAÇÃO COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA, SUGESTOES PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA." "resumo" => "O presente trabalho apresenta revisão bibliográfica acerca da relação entre a esquizofrenia e o autismo. Buscamos o entendimento a luz das revisões da literatura para esclarecimentos sobre a esquizofrenia e sua relação com o autismo, bem como processo de inclusão escolar. O autismo já foi considerado por um certo tempo como uma forma de esquizofrenia, até que estudos e pesquisas mais evoluídos, provou que o mesmo não se enquadra a categoria da esquizofrenia. Compreender a relação entre esquizofrenia e autismo, contribui para o nosso entendimento que são condições diferentes, e com isso favorece para colaborar com o encaminhamentos desses sujeitos no processo de inclusão escolar. Pois, é na escola que os sujeitos portadores de necessidades especiais, deve receber orientações pedagógicas necessárias para o desenvolvimento de sua aprendizagem. Até certo tempo os autistas foram considerados loucos pela medicina ou esquizofrênico, por essa condição era excluído da sociedade, exemplo assim, é o hospício de Barbacena que foi considerado o maior genocida do país, pessoas em condições de saúde mental era depositado nesse hospício, com destino a morte pois, não ser tratados com deveriam. Necessitamos vencer qualquer forma de preconceito na sociedade e pensar em uma sociedade justa e humanitária, pensar numa escola contextualizada capaz de atender a demanda da sociedade com equidade. Isso demanda conhecimento e discussão sobre o assunto, para isso, buscamos sustentação nas bases teóricas dos estudos de Machado (1989), que defende a escola unitária nas concepções de Gramisci, Araújo (2014), Ramos (2014), Frigotto (2008), Manacorda (2007) e Kuenzer (2017). Em geral, estes autores comungam dos mesmos ideais no combate às desigualdades sociais e qualquer forma de preconceito. Nosso objetivo e compreender a relação entre as condições que levam uma pessoa a ser atendido de acordo com sua especificidade, e quais motivos ela precisa de adaptações necessária dentro da escola para progredir. A revisão da literatura a respeito do tema so traz embasamento teórico sobre novas maneiras de pensar na inclusão para os sujeitos com deficiências. Assim, sugerimos ações que a escola pode estar desenvolvendo com sua equipe multiprofissional, como palestras, formações continuadas para professores, rodas de conversas, seminários para os demais funcionários e alunos, para que a escola esteja prepara para receber todos que a ela recorre, e o mais importante, permaneça nela. Palavras-chave: Esquizofrenia. Autismo. Inclusão. Professores" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID16515_TB3393_19062023232140.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDELICE RODRIGUES DE PASSOS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VALDELICE" "autor_email" => "valdelice.buritis@hotmail" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97211 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3393 "inscrito_id" => 16515 "titulo" => "ESQUISOFRENIA E A RELAÇÃO COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA, SUGESTOES PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA." "resumo" => "O presente trabalho apresenta revisão bibliográfica acerca da relação entre a esquizofrenia e o autismo. Buscamos o entendimento a luz das revisões da literatura para esclarecimentos sobre a esquizofrenia e sua relação com o autismo, bem como processo de inclusão escolar. O autismo já foi considerado por um certo tempo como uma forma de esquizofrenia, até que estudos e pesquisas mais evoluídos, provou que o mesmo não se enquadra a categoria da esquizofrenia. Compreender a relação entre esquizofrenia e autismo, contribui para o nosso entendimento que são condições diferentes, e com isso favorece para colaborar com o encaminhamentos desses sujeitos no processo de inclusão escolar. Pois, é na escola que os sujeitos portadores de necessidades especiais, deve receber orientações pedagógicas necessárias para o desenvolvimento de sua aprendizagem. Até certo tempo os autistas foram considerados loucos pela medicina ou esquizofrênico, por essa condição era excluído da sociedade, exemplo assim, é o hospício de Barbacena que foi considerado o maior genocida do país, pessoas em condições de saúde mental era depositado nesse hospício, com destino a morte pois, não ser tratados com deveriam. Necessitamos vencer qualquer forma de preconceito na sociedade e pensar em uma sociedade justa e humanitária, pensar numa escola contextualizada capaz de atender a demanda da sociedade com equidade. Isso demanda conhecimento e discussão sobre o assunto, para isso, buscamos sustentação nas bases teóricas dos estudos de Machado (1989), que defende a escola unitária nas concepções de Gramisci, Araújo (2014), Ramos (2014), Frigotto (2008), Manacorda (2007) e Kuenzer (2017). Em geral, estes autores comungam dos mesmos ideais no combate às desigualdades sociais e qualquer forma de preconceito. Nosso objetivo e compreender a relação entre as condições que levam uma pessoa a ser atendido de acordo com sua especificidade, e quais motivos ela precisa de adaptações necessária dentro da escola para progredir. A revisão da literatura a respeito do tema so traz embasamento teórico sobre novas maneiras de pensar na inclusão para os sujeitos com deficiências. Assim, sugerimos ações que a escola pode estar desenvolvendo com sua equipe multiprofissional, como palestras, formações continuadas para professores, rodas de conversas, seminários para os demais funcionários e alunos, para que a escola esteja prepara para receber todos que a ela recorre, e o mais importante, permaneça nela. Palavras-chave: Esquizofrenia. Autismo. Inclusão. Professores" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID16515_TB3393_19062023232140.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDELICE RODRIGUES DE PASSOS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VALDELICE" "autor_email" => "valdelice.buritis@hotmail" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }