A presente pesquisa buscou analisar as alteridades nos resultados verificados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em duas escolas do sistema municipal de ensino, Anos Iniciais, da cidade de Rio Largo, localizado no estado de Alagoas, tendo como base os dados referente ao ano de 2021. O arcabouço teórico do referido estudo encontra-se fundamentado a partir dos seguintes estudiosos: Gadotti (1998), Lakatos (2003), Libâneo (2021), entre outros. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso comparativo entre as duas instituições de ensino. No que se refere aos instrumentos de coleta de dados, destaca-se a observação in loco, associada à realização de entrevista e preenchimento de formulários. Os colaboradores da pesquisa foram os coordenadores pedagógicos que desempenharam a função de articuladores de ensino do Programa Escola 10. Nesse ínterim, buscou-se compreender quem são esses sujeitos, suas práticas pedagógicas, as condições de trabalho, as dificuldades apresentadas e as ações desenvolvidas nas escolas para alcançar a meta estabelecida. Com base nos dados, foi possível observar que ambas as escolas, no que se concerne às notas do IDEB, apresentaram diferentes resultados. Assim, a partir dos resultados obtidos, infere-se que, para alcançar bons índices no IDEB e atingir a referida meta (6,1), é preciso compreender a importância do trabalho diferenciado pelo articulador de ensino dentro da escola, com vistas a ações inovadoras, que se preocupem com o processo de aprendizagem.