Este artigo investiga as ações docentes realizadas pelos professores dentro da sala de aula e as ferramentas de formação como fundamento de seu fazer e agir. Os principais desafios na prática dos professores são a base de conhecimento inexistente na maioria dos alunos, a divergência nos níveis de inglês dos alunos, assim como a necessidade de preparação e atualização dos professores. O papel do aluno não é estático como um simples receptor de conhecimento, mas ele participa ativamente de seu aprendizado, discutindo e praticando a língua inglesa em situações propostas pelo professor. O ensino de inglês no ensino médio requer uma nova abordagem didática, bem como estratégias que permitam ao professor criar uma identificação entre o idioma e as necessidades dos alunos na fase adolescente. Por isso, a pesquisa traz algumas estratégias para o docente colocar em prática em suas aulas de língua inglesa. O presente texto utiliza a técnica da pesquisa teórica, cuja abordagem é a qualitativa. Os materiais utilizados para a coleta de dados são de fontes secundárias: livros, artigos e demais materiais, tanto físicos como os publicados em bases de dados eletrônicos. Para confirmar as análises do referido tema e observações afins, recorreu-se há alguns importantes teóricos desta linha de pesquisa, como: Dias (2009); Fonseca (2002); Libâneo (2012) entre outros. O trabalho será realizado atrás da pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, porque a utilização desse tipo de abordagem difere da abordagem quantitativa pelo fato de não utilizar dados estatísticos.