RESUMO A experiência dos estágios, independente da área de atuação, é ponto importante para um melhor desempenho futuro na profissão. Entrar em contato com o ambiente no qual irá trabalhar ainda na graduação é algo que sem dúvida acrescenta muito conhecimento ao futuro profissional. O ser professor vai muito mais além do ato de ministrar aulas, visto que esse profissional se torna um ser polivalente, à medida que surgem os problemas pessoais dos alunos, a própria infraestrutura da escola, a cobrança por bons resultados e a desvalorização profissional. Esses são alguns dos fatores que contribuem para a complexibilidade do trabalho docente. Desse modo, a referida pesquisa é voltada para a compreensão da prática da formação docente, bem como as expectativas e realidades presentes no ambiente escolar que foram vivenciadas durante o Estágio Supervisionado III de Observação, disciplina cursada no 7º semestre do curso de Licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri-URCA, tendo como metodologia qualitativa o levantamento bibliográfico e as experiências adquiridas durante a realização do estágio, o mesmo foi realizado na cidade do Crato-Ce. Esse trabalho tem como objetivo compreender como as diversas experiências presenciadas durante o Estágio colaboram na prática dos docentes em formação. O referencial teórico é voltado para os seguintes conceitos: formação inicial de professores, profissionalização docente e as realidades do ambiente escolar. Essa pesquisa pretende refletir sobre as realidades e as subjetividades dos discentes em formação.