Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS, METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS – RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96213
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2055
    "inscrito_id" => 12138
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS, METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS – RELATOS DE EXPERIÊNCIAS"
    "resumo" => "Ensinar sempre foi uma tarefa desafiadora para qualquer educador, principalmente, por se tratar de uma questão fundamental para o ser humano. Porém, existem inúmeras possibilidades de ensinar de forma mais integrativa e inovadora deixando de lado um ensino monótono. Neste contexto, o presente estudo apresenta um recorte do projeto de pesquisa institucional objetivando, neste recorte, problematizar como o ensino, norteado por metodologias ativas e participativas e por tecnologias digitais promove (potencializa) uma aprendizagem com significado na área das Ciências. Trata-se de um estudo que apresenta abordagem qualitativa e descritiva. Para a presente apresentação, trazemos os resultados da análise do desenvolvimento de sequências didáticas (SD) norteadas por metodologias ativas, participativas e por tecnologias digitais, em diferentes níveis de ensino, que resultaram em produtos educacionais (PE). A implementação destas SD em sala de aula foi transformada em capítulos de um e-book intitulado: “Metodologias ativas, participativas e o uso de tecnologias digitais no ensino”, o qual está em fase de finalização e publicação por uma editora universitária. Este e-book aborda 17 relatos de experiências resultantes do desenvolvimento dos PE elaborados por docentes participantes do grupo de pesquisa. Realizando a análise descritiva dos 17 relatos, observou-se que quando um docente planeja e ministra sua aula e busca que seus alunos aprendam com efetividade e que reflitam sobre o assunto da melhor forma possível, há necessidade de escolher estratégias pedagógicas que insiram o estudante no processo de aprendizagem de forma ativa e participativa, deixando de ser mero espectador. Nesta perspectiva, os PE desenvolvidos buscaram essa opção de ensino ativo, provocador e problematizador, o que foi alcançado, demonstrando o seu potencial de promoção de habilidades cognitivas de raciocínio e participação ativa dos estudantes, permitindo uma aprendizagem com significado no ensino de Ciências."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12138_TB2055_03102023213855.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREIA APARECIDA GUIMARÃES STROHSCHOEN"
    "autor_nome_curto" => "ANDREIA"
    "autor_email" => "aaguim@univates.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96213
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2055
    "inscrito_id" => 12138
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS, METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS – RELATOS DE EXPERIÊNCIAS"
    "resumo" => "Ensinar sempre foi uma tarefa desafiadora para qualquer educador, principalmente, por se tratar de uma questão fundamental para o ser humano. Porém, existem inúmeras possibilidades de ensinar de forma mais integrativa e inovadora deixando de lado um ensino monótono. Neste contexto, o presente estudo apresenta um recorte do projeto de pesquisa institucional objetivando, neste recorte, problematizar como o ensino, norteado por metodologias ativas e participativas e por tecnologias digitais promove (potencializa) uma aprendizagem com significado na área das Ciências. Trata-se de um estudo que apresenta abordagem qualitativa e descritiva. Para a presente apresentação, trazemos os resultados da análise do desenvolvimento de sequências didáticas (SD) norteadas por metodologias ativas, participativas e por tecnologias digitais, em diferentes níveis de ensino, que resultaram em produtos educacionais (PE). A implementação destas SD em sala de aula foi transformada em capítulos de um e-book intitulado: “Metodologias ativas, participativas e o uso de tecnologias digitais no ensino”, o qual está em fase de finalização e publicação por uma editora universitária. Este e-book aborda 17 relatos de experiências resultantes do desenvolvimento dos PE elaborados por docentes participantes do grupo de pesquisa. Realizando a análise descritiva dos 17 relatos, observou-se que quando um docente planeja e ministra sua aula e busca que seus alunos aprendam com efetividade e que reflitam sobre o assunto da melhor forma possível, há necessidade de escolher estratégias pedagógicas que insiram o estudante no processo de aprendizagem de forma ativa e participativa, deixando de ser mero espectador. Nesta perspectiva, os PE desenvolvidos buscaram essa opção de ensino ativo, provocador e problematizador, o que foi alcançado, demonstrando o seu potencial de promoção de habilidades cognitivas de raciocínio e participação ativa dos estudantes, permitindo uma aprendizagem com significado no ensino de Ciências."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12138_TB2055_03102023213855.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREIA APARECIDA GUIMARÃES STROHSCHOEN"
    "autor_nome_curto" => "ANDREIA"
    "autor_email" => "aaguim@univates.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Ensinar sempre foi uma tarefa desafiadora para qualquer educador, principalmente, por se tratar de uma questão fundamental para o ser humano. Porém, existem inúmeras possibilidades de ensinar de forma mais integrativa e inovadora deixando de lado um ensino monótono. Neste contexto, o presente estudo apresenta um recorte do projeto de pesquisa institucional objetivando, neste recorte, problematizar como o ensino, norteado por metodologias ativas e participativas e por tecnologias digitais promove (potencializa) uma aprendizagem com significado na área das Ciências. Trata-se de um estudo que apresenta abordagem qualitativa e descritiva. Para a presente apresentação, trazemos os resultados da análise do desenvolvimento de sequências didáticas (SD) norteadas por metodologias ativas, participativas e por tecnologias digitais, em diferentes níveis de ensino, que resultaram em produtos educacionais (PE). A implementação destas SD em sala de aula foi transformada em capítulos de um e-book intitulado: “Metodologias ativas, participativas e o uso de tecnologias digitais no ensino”, o qual está em fase de finalização e publicação por uma editora universitária. Este e-book aborda 17 relatos de experiências resultantes do desenvolvimento dos PE elaborados por docentes participantes do grupo de pesquisa. Realizando a análise descritiva dos 17 relatos, observou-se que quando um docente planeja e ministra sua aula e busca que seus alunos aprendam com efetividade e que reflitam sobre o assunto da melhor forma possível, há necessidade de escolher estratégias pedagógicas que insiram o estudante no processo de aprendizagem de forma ativa e participativa, deixando de ser mero espectador. Nesta perspectiva, os PE desenvolvidos buscaram essa opção de ensino ativo, provocador e problematizador, o que foi alcançado, demonstrando o seu potencial de promoção de habilidades cognitivas de raciocínio e participação ativa dos estudantes, permitindo uma aprendizagem com significado no ensino de Ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.