Ensinar sempre foi uma tarefa desafiadora para qualquer educador, principalmente, por se tratar de uma questão fundamental para o ser humano. Porém, existem inúmeras possibilidades de ensinar de forma mais integrativa e inovadora deixando de lado um ensino monótono. Neste contexto, o presente estudo apresenta um recorte do projeto de pesquisa institucional objetivando, neste recorte, problematizar como o ensino, norteado por metodologias ativas e participativas e por tecnologias digitais promove (potencializa) uma aprendizagem com significado na área das Ciências. Trata-se de um estudo que apresenta abordagem qualitativa e descritiva. Para a presente apresentação, trazemos os resultados da análise do desenvolvimento de sequências didáticas (SD) norteadas por metodologias ativas, participativas e por tecnologias digitais, em diferentes níveis de ensino, que resultaram em produtos educacionais (PE). A implementação destas SD em sala de aula foi transformada em capítulos de um e-book intitulado: “Metodologias ativas, participativas e o uso de tecnologias digitais no ensino”, o qual está em fase de finalização e publicação por uma editora universitária. Este e-book aborda 17 relatos de experiências resultantes do desenvolvimento dos PE elaborados por docentes participantes do grupo de pesquisa. Realizando a análise descritiva dos 17 relatos, observou-se que quando um docente planeja e ministra sua aula e busca que seus alunos aprendam com efetividade e que reflitam sobre o assunto da melhor forma possível, há necessidade de escolher estratégias pedagógicas que insiram o estudante no processo de aprendizagem de forma ativa e participativa, deixando de ser mero espectador. Nesta perspectiva, os PE desenvolvidos buscaram essa opção de ensino ativo, provocador e problematizador, o que foi alcançado, demonstrando o seu potencial de promoção de habilidades cognitivas de raciocínio e participação ativa dos estudantes, permitindo uma aprendizagem com significado no ensino de Ciências.