A LEGALIDADE E LEGITIMIDADE DO ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL: EMBATES POLÍTICOS E ÉTICOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101310 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9062 "inscrito_id" => 1594 "titulo" => "A LEGALIDADE E LEGITIMIDADE DO ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL: EMBATES POLÍTICOS E ÉTICOS" "resumo" => "O Ensino Religioso (ER), no Brasil, é alvo de constantes embates políticos, sociais, educacionais, religiosos, teológicos, éticos e morais. De um lado, temos os/as defensores/as do ER que reforçam o seu compromisso social, educacional e cidadão em promover atitudes de tolerância, respeito e diálogo entre os/as educandos/as, levando em consideração a pluralidade religiosa do país. Já do outro lado, temos os/as críticos/as que apontam a falta de legitimidade, alegando que a função social e pedagógica do ER ainda é a promoção de um ethos religioso no espaço público escolar. Diante da complexidade e quantidade de debates sobre a temática, discutimos nesse trabalho tal embate, ampliando a discussão em duas óticas: a do campo político e a do campo ético. O primeiro, diz respeito ao debate nacional acerca da profissionalização e profissionalidade do/a docente e seus fundamentos políticos na práxis pedagógica alicerçados supostamente em uma postura laica. O segundo, diz respeito às reflexões críticas sobre o ER, atestando sua falta de legitimidade social quando mediado com uma moral fechada, isto é, com intuitos proselitistas. Neste sentido, pensar politicamente e eticamente o ER é uma forma de buscar alternativas para a construção de uma moral aberta na área. Dito isto, com base em uma revisão de literatura acerca da temática, discutimos no trabalho sobre a) a legalidade do ER nos sistemas públicos de ensino. Refletimos sobre b) a legitimidade da área na educação pública. Por fim, apresentamos c) os caminhos políticos e éticos como alternativas para se pensar o ER na contemporaneidade. De modo holístico, defendemos que se há interesse em redimensionar o ER, devemos levar em conta posturas ligadas ao campo político e ao campo ético, a fim de superar sua identidade confessional a partir da construção de um ensino laico, crítico, pluriversal, aberto e humanizador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1594_TB9062_03102023233644.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO CAVALCANTE DE ALBUQUERQUE MELO" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "paulomelocr@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101310 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9062 "inscrito_id" => 1594 "titulo" => "A LEGALIDADE E LEGITIMIDADE DO ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL: EMBATES POLÍTICOS E ÉTICOS" "resumo" => "O Ensino Religioso (ER), no Brasil, é alvo de constantes embates políticos, sociais, educacionais, religiosos, teológicos, éticos e morais. De um lado, temos os/as defensores/as do ER que reforçam o seu compromisso social, educacional e cidadão em promover atitudes de tolerância, respeito e diálogo entre os/as educandos/as, levando em consideração a pluralidade religiosa do país. Já do outro lado, temos os/as críticos/as que apontam a falta de legitimidade, alegando que a função social e pedagógica do ER ainda é a promoção de um ethos religioso no espaço público escolar. Diante da complexidade e quantidade de debates sobre a temática, discutimos nesse trabalho tal embate, ampliando a discussão em duas óticas: a do campo político e a do campo ético. O primeiro, diz respeito ao debate nacional acerca da profissionalização e profissionalidade do/a docente e seus fundamentos políticos na práxis pedagógica alicerçados supostamente em uma postura laica. O segundo, diz respeito às reflexões críticas sobre o ER, atestando sua falta de legitimidade social quando mediado com uma moral fechada, isto é, com intuitos proselitistas. Neste sentido, pensar politicamente e eticamente o ER é uma forma de buscar alternativas para a construção de uma moral aberta na área. Dito isto, com base em uma revisão de literatura acerca da temática, discutimos no trabalho sobre a) a legalidade do ER nos sistemas públicos de ensino. Refletimos sobre b) a legitimidade da área na educação pública. Por fim, apresentamos c) os caminhos políticos e éticos como alternativas para se pensar o ER na contemporaneidade. De modo holístico, defendemos que se há interesse em redimensionar o ER, devemos levar em conta posturas ligadas ao campo político e ao campo ético, a fim de superar sua identidade confessional a partir da construção de um ensino laico, crítico, pluriversal, aberto e humanizador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1594_TB9062_03102023233644.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO CAVALCANTE DE ALBUQUERQUE MELO" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "paulomelocr@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }