RESUMO O presente artigo debate sobre transformações vivenciadas no contexto educacional e a necessidade de repensarmos a formação docente para possibilitarmos aos educadores desenvolverem uma prática educativa que favoreça a abordagem de atividades metodológicas, através de metodologias ativas, no intuito de motivar e atrair o interesse do aluno, por meio de processos e ações colaborativas. Nesse sentido, evidenciamos a necessidade da formação docente inicial e complementar para contribuição da inserção dos multiletramentos na Educação Básica. Para tanto, desenvolvemos uma reflexão teórica, a partir de uma pesquisa bibliográfica e explicativa, baseada nos trabalhos de Rojo (2012), Rojo e Moura (2019), Bauman (2013), Bakhtin (2016), Freitas (2003), entre outros. Por meio dessa pesquisa, percebemos que a presença dos multiletramentos na escola pode contribuir para o ensino-aprendizagem, envolvendo professores e alunos em situações pedagógicas criativas e participativas, além de provocar mudanças na prática pedagógica dos professores. Sendo assim, o objetivo deste estudo é abordar a importância dos multiletramentos nas salas de aula, a partir da formação dos professores e debater sobre as concepções dos multiletramentos, a fim de aproximar a realidade da sociedade nos tempos atuais e a da escola, através de metodologias ativas, em prol do fazer educacional. Como resultado desta pesquisa, e a fim de agregar na formação de professores de Língua Portuguesa, apresentamos uma sequência didática focada no uso de materiais concretos, desenvolvidos a partir do Curso de Extensão Gramaticoteca e do aplicativo Gramatikê, idealizados pela professora Drª. Eloisa Pilati. Acreditamos que esta poderá auxiliar outros professores na sua prática em sala de aula e fomentar a promoção de novas oportunidades de formação desses profissionais.