Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LINGUAGEM E INTERAÇÃO: OS DISCENTES E AS CONCEPÇÕES DE LEITURA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97650
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3994
    "inscrito_id" => 8908
    "titulo" => "LINGUAGEM E INTERAÇÃO: OS DISCENTES E AS CONCEPÇÕES DE LEITURA"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo apresentar uma breve discussão sobre a noção de leitura na sala de aula, mais especificamente partindo do ponto de vista dos discentes. Para tal empreendimento, nos ancoramos nas discussões linguísticas acerca das concepções de leitura ao longo do tempo até chegarmos às noções de leitura enquanto processo de interação, concepção está utilizada por todos aqueles que percebem a linguagem enquanto fenômeno social e interacional. Em relação à metodologia, aplicamos um questionário com alunos de uma turma de primeiro ano do ensino médio, com o intuito de identificar como eles conseguem perceber e definir o processo que envolve a leitura. Como resultado, podemos pontuar que os discentes não conseguem formular uma resposta muito precisa quando são perguntados sobre o que é leitura ou o que é ler. A maioria das respostas, como veremos nas análises, ficou em um nível muito superficial, o que, talvez, seja explicado pelo próprio fato de que muitos alunos não conseguem ler de forma eficaz um texto, uma vez que não entendem o que significa a atividade de ler. Essa dificuldade, como sabemos, pode ser explicada pela existência de elementos complexos que precisam ser postos em cena no ato da leitura para que, de fato, esse processo seja realizado de forma satisfatória e, mais que isso, que leve o aluno a descobrir as intenções dos produtores de texto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID8908_TB3994_18082023183902.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDA RODRIGUES DA SILVA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "Leonarda"
    "autor_email" => "lrsb1@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97650
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3994
    "inscrito_id" => 8908
    "titulo" => "LINGUAGEM E INTERAÇÃO: OS DISCENTES E AS CONCEPÇÕES DE LEITURA"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo apresentar uma breve discussão sobre a noção de leitura na sala de aula, mais especificamente partindo do ponto de vista dos discentes. Para tal empreendimento, nos ancoramos nas discussões linguísticas acerca das concepções de leitura ao longo do tempo até chegarmos às noções de leitura enquanto processo de interação, concepção está utilizada por todos aqueles que percebem a linguagem enquanto fenômeno social e interacional. Em relação à metodologia, aplicamos um questionário com alunos de uma turma de primeiro ano do ensino médio, com o intuito de identificar como eles conseguem perceber e definir o processo que envolve a leitura. Como resultado, podemos pontuar que os discentes não conseguem formular uma resposta muito precisa quando são perguntados sobre o que é leitura ou o que é ler. A maioria das respostas, como veremos nas análises, ficou em um nível muito superficial, o que, talvez, seja explicado pelo próprio fato de que muitos alunos não conseguem ler de forma eficaz um texto, uma vez que não entendem o que significa a atividade de ler. Essa dificuldade, como sabemos, pode ser explicada pela existência de elementos complexos que precisam ser postos em cena no ato da leitura para que, de fato, esse processo seja realizado de forma satisfatória e, mais que isso, que leve o aluno a descobrir as intenções dos produtores de texto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID8908_TB3994_18082023183902.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDA RODRIGUES DA SILVA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "Leonarda"
    "autor_email" => "lrsb1@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma breve discussão sobre a noção de leitura na sala de aula, mais especificamente partindo do ponto de vista dos discentes. Para tal empreendimento, nos ancoramos nas discussões linguísticas acerca das concepções de leitura ao longo do tempo até chegarmos às noções de leitura enquanto processo de interação, concepção está utilizada por todos aqueles que percebem a linguagem enquanto fenômeno social e interacional. Em relação à metodologia, aplicamos um questionário com alunos de uma turma de primeiro ano do ensino médio, com o intuito de identificar como eles conseguem perceber e definir o processo que envolve a leitura. Como resultado, podemos pontuar que os discentes não conseguem formular uma resposta muito precisa quando são perguntados sobre o que é leitura ou o que é ler. A maioria das respostas, como veremos nas análises, ficou em um nível muito superficial, o que, talvez, seja explicado pelo próprio fato de que muitos alunos não conseguem ler de forma eficaz um texto, uma vez que não entendem o que significa a atividade de ler. Essa dificuldade, como sabemos, pode ser explicada pela existência de elementos complexos que precisam ser postos em cena no ato da leitura para que, de fato, esse processo seja realizado de forma satisfatória e, mais que isso, que leve o aluno a descobrir as intenções dos produtores de texto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.