RESUMO: Diante da relevância da formação do leitor do texto literário no Ensino Fundamental, objetivou-se desenvolver habilidades de leitura oralizada e interpretação de poemas na perspectiva do letramento literário, em pesquisa de caráter propositivo, do qual este estudo faz parte. A proposta tem por metodologia oficinas didáticas, organizadas em 15 aulas. A fundamentação teórica conta com os estudos de Cosson (2014), Kleiman (2016), Koch e Elias (2018), Mugge e Saraiva (2006), Marinho e Pinheiro (2012), Ferreira, Magalhães e Bulhões (2020), Nascimento (2020); Riter (2009), Macedo (2021), Ferreira, Magalhães e Bulhões (2020), dentre outros. O corpus da pesquisa está constituído por poemas do livro Poesia que transforma (2018) do cordelista Bráulio Bessa. O resultado esperado está em aproximar os leitores do gênero poético, destacando as percepções e construções advindas das leituras com foco para o caráter sentimental, realista, crítico, cultural e reflexivo dos poemas. A formação leitora na perspectiva do letramento tendem a possibilitar que os alunos-leitores interajam com a obra lida, construindo novas maneiras de verem o mundo e a si próprios.