A CIÊNCIA GASTRONÔMICA: DIÁLOGOS INTRÍNSECOS COM A INTERDISCIPLINARIDADE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98322 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4861 "inscrito_id" => 9587 "titulo" => "A CIÊNCIA GASTRONÔMICA: DIÁLOGOS INTRÍNSECOS COM A INTERDISCIPLINARIDADE" "resumo" => "Este trabalho aborda a gastronomia enquanto área do conhecimento científico em processo de desenvolvimento e estruturação continuada, tendo como essência de sua construção sócio-político-cultural os múltiplos saberes humanos como alicerces de seu ensino-aprendizagem. A interdisciplinaridade, nessa perspectiva, é intrínseca ao fazer culinário e ao ato do ensino-aprendizagem dos estudantes, visto que um profissional da área da gastronomia não pode simplesmente fazer uma receita, sem saber da importância do uso das práticas e técnicas operacionais que envolve o ato de preparar um alimento para uma coletividade. Para além disso, as práticas rotineiras de culinárias não se restringem ao único objetivo de satisfazer a necessidade humana vital, pois o ato de comer envolve várias nuances culturais e sociais. Nesse sentido, faz-se necessário a contribuição das diversas ciências que agregam múltiplos conhecimentos e suas características específicas imersas no fazer culinário contemporâneo. Assim, objetiva-se neste artigo identificar as várias ciências constitutivas da educação gastronômica e suas interlocuções intrínsecas, logo efetivando uma interdisciplinaridade orgânica. Para isso, nosso referencial teórico-metodológico fundamenta-se em Canella-Rawls (2012), Barham (2002), González (2023), Neves (2022), Flandrin e Montanari (2018) dentre outros. Observou-se que a fragmentação dos conteúdos em disciplinas decorrente das atuais configurações do ensino de gastronomia e do processo histórico-político da educação no Brasil não impossibilitam um ensino-aprendizagem interdisciplinar, embora possa vim a ser um desafio para algumas metodologias de ensino mais inflexíveis, pois na gastronomia ocorrem diálogos formativos dos diversos conhecimentos humanos segmentados pela estrutura educacional vigente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9587_TB4861_03102023173124.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXSANDRO DA SILVA FREITAS" "autor_nome_curto" => "ALEX" "autor_email" => "alexsandro.silva.freitas0" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98322 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4861 "inscrito_id" => 9587 "titulo" => "A CIÊNCIA GASTRONÔMICA: DIÁLOGOS INTRÍNSECOS COM A INTERDISCIPLINARIDADE" "resumo" => "Este trabalho aborda a gastronomia enquanto área do conhecimento científico em processo de desenvolvimento e estruturação continuada, tendo como essência de sua construção sócio-político-cultural os múltiplos saberes humanos como alicerces de seu ensino-aprendizagem. A interdisciplinaridade, nessa perspectiva, é intrínseca ao fazer culinário e ao ato do ensino-aprendizagem dos estudantes, visto que um profissional da área da gastronomia não pode simplesmente fazer uma receita, sem saber da importância do uso das práticas e técnicas operacionais que envolve o ato de preparar um alimento para uma coletividade. Para além disso, as práticas rotineiras de culinárias não se restringem ao único objetivo de satisfazer a necessidade humana vital, pois o ato de comer envolve várias nuances culturais e sociais. Nesse sentido, faz-se necessário a contribuição das diversas ciências que agregam múltiplos conhecimentos e suas características específicas imersas no fazer culinário contemporâneo. Assim, objetiva-se neste artigo identificar as várias ciências constitutivas da educação gastronômica e suas interlocuções intrínsecas, logo efetivando uma interdisciplinaridade orgânica. Para isso, nosso referencial teórico-metodológico fundamenta-se em Canella-Rawls (2012), Barham (2002), González (2023), Neves (2022), Flandrin e Montanari (2018) dentre outros. Observou-se que a fragmentação dos conteúdos em disciplinas decorrente das atuais configurações do ensino de gastronomia e do processo histórico-político da educação no Brasil não impossibilitam um ensino-aprendizagem interdisciplinar, embora possa vim a ser um desafio para algumas metodologias de ensino mais inflexíveis, pois na gastronomia ocorrem diálogos formativos dos diversos conhecimentos humanos segmentados pela estrutura educacional vigente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9587_TB4861_03102023173124.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXSANDRO DA SILVA FREITAS" "autor_nome_curto" => "ALEX" "autor_email" => "alexsandro.silva.freitas0" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }