Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MULHERES NA CIÊNCIA: TRABALHANDO A TEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DE UM PODCAST

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98346
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4899
    "inscrito_id" => 20163
    "titulo" => "MULHERES NA CIÊNCIA: TRABALHANDO A TEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DE UM PODCAST"
    "resumo" => "A luta por igualdade de gênero acontece em diversas áreas da sociedade, e os ambientes universitários governados por homens, aos poucos foram abrindo espaço para atuação feminina, e nas últimas décadas testemunharam consideráveis avanços no que diz respeito à inserção e à participação das mulheres no campo científico. Atualmente, é possível perceber o número significativo de mulheres em muitas universidades do país, como docentes e pesquisadoras, bem como estudantes de graduação e pós-graduação. Porém, embora essa participação no campo acadêmico e na ciência tenha aumentado de maneira significativa nas últimas décadas, a mulher ainda encontra obstáculos oriundos do preconceito de gênero. Neste contexto, é imprescindível que haja mais abordagens sobre o tema nas escolas e universidades, buscando problematizar e debater alguns discursos e práticas excludentes que ainda inviabilizam a inserção e o reconhecimento das mulheres no contexto científico. Desta forma, o presente resumo tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas no núcleo do PIBID-IFAL, polo Maragogi, sobre a temática Mulheres na Ciência, que foi trabalhada através de um Podcast, ferramenta esta que tem se mostrado um importante recurso didático. A metodologia consistiu, primeiramente, em uma pesquisa bibliográfica onde foram utilizados artigos, relatórios técnicos, entrevistas e documentários referentes à temática mulheres na ciência, com intuito de trabalhar os domínios conceituais do tema. Posteriormente, foram realizadas reuniões entre os bolsistas para planejar, de forma dialógica, a produção do PodCast. Tanto as entrevistas quanto o roteiro, a trilha sonora e arte visual foram produzidos nestes momentos síncronos. Ressalta-se que todas as etapas foram feitas de forma colaborativa entre bolsistas e professor supervisor. Além da gravação do PodCast, todo o processo resultou no desenvolvimento de uma proposta de uma sequência didática voltada para discentes do ensino superior, com sete atividades que contemplam desde a coleta de dados até a culminância da sequência, a produção um de podcast pelos alunos sobre a temática Mulheres na ciência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID20163_TB4899_04102023150521.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIANA DOS SANTOS CIRINO"
    "autor_nome_curto" => "ARIANA SANTOS"
    "autor_email" => "arianasantosc@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98346
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4899
    "inscrito_id" => 20163
    "titulo" => "MULHERES NA CIÊNCIA: TRABALHANDO A TEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DE UM PODCAST"
    "resumo" => "A luta por igualdade de gênero acontece em diversas áreas da sociedade, e os ambientes universitários governados por homens, aos poucos foram abrindo espaço para atuação feminina, e nas últimas décadas testemunharam consideráveis avanços no que diz respeito à inserção e à participação das mulheres no campo científico. Atualmente, é possível perceber o número significativo de mulheres em muitas universidades do país, como docentes e pesquisadoras, bem como estudantes de graduação e pós-graduação. Porém, embora essa participação no campo acadêmico e na ciência tenha aumentado de maneira significativa nas últimas décadas, a mulher ainda encontra obstáculos oriundos do preconceito de gênero. Neste contexto, é imprescindível que haja mais abordagens sobre o tema nas escolas e universidades, buscando problematizar e debater alguns discursos e práticas excludentes que ainda inviabilizam a inserção e o reconhecimento das mulheres no contexto científico. Desta forma, o presente resumo tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas no núcleo do PIBID-IFAL, polo Maragogi, sobre a temática Mulheres na Ciência, que foi trabalhada através de um Podcast, ferramenta esta que tem se mostrado um importante recurso didático. A metodologia consistiu, primeiramente, em uma pesquisa bibliográfica onde foram utilizados artigos, relatórios técnicos, entrevistas e documentários referentes à temática mulheres na ciência, com intuito de trabalhar os domínios conceituais do tema. Posteriormente, foram realizadas reuniões entre os bolsistas para planejar, de forma dialógica, a produção do PodCast. Tanto as entrevistas quanto o roteiro, a trilha sonora e arte visual foram produzidos nestes momentos síncronos. Ressalta-se que todas as etapas foram feitas de forma colaborativa entre bolsistas e professor supervisor. Além da gravação do PodCast, todo o processo resultou no desenvolvimento de uma proposta de uma sequência didática voltada para discentes do ensino superior, com sete atividades que contemplam desde a coleta de dados até a culminância da sequência, a produção um de podcast pelos alunos sobre a temática Mulheres na ciência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID20163_TB4899_04102023150521.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIANA DOS SANTOS CIRINO"
    "autor_nome_curto" => "ARIANA SANTOS"
    "autor_email" => "arianasantosc@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A luta por igualdade de gênero acontece em diversas áreas da sociedade, e os ambientes universitários governados por homens, aos poucos foram abrindo espaço para atuação feminina, e nas últimas décadas testemunharam consideráveis avanços no que diz respeito à inserção e à participação das mulheres no campo científico. Atualmente, é possível perceber o número significativo de mulheres em muitas universidades do país, como docentes e pesquisadoras, bem como estudantes de graduação e pós-graduação. Porém, embora essa participação no campo acadêmico e na ciência tenha aumentado de maneira significativa nas últimas décadas, a mulher ainda encontra obstáculos oriundos do preconceito de gênero. Neste contexto, é imprescindível que haja mais abordagens sobre o tema nas escolas e universidades, buscando problematizar e debater alguns discursos e práticas excludentes que ainda inviabilizam a inserção e o reconhecimento das mulheres no contexto científico. Desta forma, o presente resumo tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas no núcleo do PIBID-IFAL, polo Maragogi, sobre a temática Mulheres na Ciência, que foi trabalhada através de um Podcast, ferramenta esta que tem se mostrado um importante recurso didático. A metodologia consistiu, primeiramente, em uma pesquisa bibliográfica onde foram utilizados artigos, relatórios técnicos, entrevistas e documentários referentes à temática mulheres na ciência, com intuito de trabalhar os domínios conceituais do tema. Posteriormente, foram realizadas reuniões entre os bolsistas para planejar, de forma dialógica, a produção do PodCast. Tanto as entrevistas quanto o roteiro, a trilha sonora e arte visual foram produzidos nestes momentos síncronos. Ressalta-se que todas as etapas foram feitas de forma colaborativa entre bolsistas e professor supervisor. Além da gravação do PodCast, todo o processo resultou no desenvolvimento de uma proposta de uma sequência didática voltada para discentes do ensino superior, com sete atividades que contemplam desde a coleta de dados até a culminância da sequência, a produção um de podcast pelos alunos sobre a temática Mulheres na ciência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.