A luta por igualdade de gênero acontece em diversas áreas da sociedade, e os ambientes universitários governados por homens, aos poucos foram abrindo espaço para atuação feminina, e nas últimas décadas testemunharam consideráveis avanços no que diz respeito à inserção e à participação das mulheres no campo científico. Atualmente, é possível perceber o número significativo de mulheres em muitas universidades do país, como docentes e pesquisadoras, bem como estudantes de graduação e pós-graduação. Porém, embora essa participação no campo acadêmico e na ciência tenha aumentado de maneira significativa nas últimas décadas, a mulher ainda encontra obstáculos oriundos do preconceito de gênero. Neste contexto, é imprescindível que haja mais abordagens sobre o tema nas escolas e universidades, buscando problematizar e debater alguns discursos e práticas excludentes que ainda inviabilizam a inserção e o reconhecimento das mulheres no contexto científico. Desta forma, o presente resumo tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas no núcleo do PIBID-IFAL, polo Maragogi, sobre a temática Mulheres na Ciência, que foi trabalhada através de um Podcast, ferramenta esta que tem se mostrado um importante recurso didático. A metodologia consistiu, primeiramente, em uma pesquisa bibliográfica onde foram utilizados artigos, relatórios técnicos, entrevistas e documentários referentes à temática mulheres na ciência, com intuito de trabalhar os domínios conceituais do tema. Posteriormente, foram realizadas reuniões entre os bolsistas para planejar, de forma dialógica, a produção do PodCast. Tanto as entrevistas quanto o roteiro, a trilha sonora e arte visual foram produzidos nestes momentos síncronos. Ressalta-se que todas as etapas foram feitas de forma colaborativa entre bolsistas e professor supervisor. Além da gravação do PodCast, todo o processo resultou no desenvolvimento de uma proposta de uma sequência didática voltada para discentes do ensino superior, com sete atividades que contemplam desde a coleta de dados até a culminância da sequência, a produção um de podcast pelos alunos sobre a temática Mulheres na ciência.