Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GEOGEBRA 3D E MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97647
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3987
    "inscrito_id" => 17422
    "titulo" => "GEOGEBRA 3D E MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL"
    "resumo" => "Esse artigo objetiva discutir conceitos da Geometria Espacial a partir do estudo de um sólido geométrico por meio da Modelagem Matemática e da função de realidade aumentada do GeoGebra 3D. A Modelagem Matemática é uma metodologia cada vez mais utilizada na Educação Matemática, e o software GeoGebra 3D é uma ferramenta que permite a visualização e interatividade do objeto geométrico escolhido. A proposta da atividade foi desenvolvida no Laboratório Experimental de Modelagem Matemática (LEMM) no Campus Universitário de Castanhal (UFPA). Assim, o estudo em questão propõe a realização de um experimento prático com uma maçã, essa atividade é voltada para estudantes do primeiro ano do ensino médio e consiste no estudo de conceitos da Geometria Espacial. Na atividade, utilizou-se um paquímetro durante o processo de coleta dos dados, que foram posteriormente utilizados para plotar a aproximação da figura tridimensional da maçã na função realidade aumentada. Essa função permite que os estudantes explorem conceitos geométricos de forma dinâmica a partir do modelo tridimensional da maçã, gerando, desta forma, uma aprendizagem significativa. É muito comum, ao trabalhar com conceitos de Geometria Espacial, o professor utilizar predominantemente uma metodologia numa sequência do paradigma do exercício que consiste em uma aula ministrada utilizando apenas o recurso da lousa com apresentação de definição e lista de exercícios do livro, o que leva a dificuldades de compreensão dos conceitos e aplicações pelos estudantes. Portanto, entendemos que o uso da Modelagem Matemática e da realidade aumentada do GeoGebra 3D, apresenta-se como uma alternativa viável para tornar o ensino da Geometria Espacial mais atraente e dinâmico. Essas abordagens oferecem aos professores uma forma eficiente e atrativa de ensinar matemática, resultando em uma aprendizagem significativa para os estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17422_TB3987_19112023134710.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAVID GOMES SOARES"
    "autor_nome_curto" => "DAVID SOARES"
    "autor_email" => "davidgsoares2050@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97647
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3987
    "inscrito_id" => 17422
    "titulo" => "GEOGEBRA 3D E MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL"
    "resumo" => "Esse artigo objetiva discutir conceitos da Geometria Espacial a partir do estudo de um sólido geométrico por meio da Modelagem Matemática e da função de realidade aumentada do GeoGebra 3D. A Modelagem Matemática é uma metodologia cada vez mais utilizada na Educação Matemática, e o software GeoGebra 3D é uma ferramenta que permite a visualização e interatividade do objeto geométrico escolhido. A proposta da atividade foi desenvolvida no Laboratório Experimental de Modelagem Matemática (LEMM) no Campus Universitário de Castanhal (UFPA). Assim, o estudo em questão propõe a realização de um experimento prático com uma maçã, essa atividade é voltada para estudantes do primeiro ano do ensino médio e consiste no estudo de conceitos da Geometria Espacial. Na atividade, utilizou-se um paquímetro durante o processo de coleta dos dados, que foram posteriormente utilizados para plotar a aproximação da figura tridimensional da maçã na função realidade aumentada. Essa função permite que os estudantes explorem conceitos geométricos de forma dinâmica a partir do modelo tridimensional da maçã, gerando, desta forma, uma aprendizagem significativa. É muito comum, ao trabalhar com conceitos de Geometria Espacial, o professor utilizar predominantemente uma metodologia numa sequência do paradigma do exercício que consiste em uma aula ministrada utilizando apenas o recurso da lousa com apresentação de definição e lista de exercícios do livro, o que leva a dificuldades de compreensão dos conceitos e aplicações pelos estudantes. Portanto, entendemos que o uso da Modelagem Matemática e da realidade aumentada do GeoGebra 3D, apresenta-se como uma alternativa viável para tornar o ensino da Geometria Espacial mais atraente e dinâmico. Essas abordagens oferecem aos professores uma forma eficiente e atrativa de ensinar matemática, resultando em uma aprendizagem significativa para os estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17422_TB3987_19112023134710.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAVID GOMES SOARES"
    "autor_nome_curto" => "DAVID SOARES"
    "autor_email" => "davidgsoares2050@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esse artigo objetiva discutir conceitos da Geometria Espacial a partir do estudo de um sólido geométrico por meio da Modelagem Matemática e da função de realidade aumentada do GeoGebra 3D. A Modelagem Matemática é uma metodologia cada vez mais utilizada na Educação Matemática, e o software GeoGebra 3D é uma ferramenta que permite a visualização e interatividade do objeto geométrico escolhido. A proposta da atividade foi desenvolvida no Laboratório Experimental de Modelagem Matemática (LEMM) no Campus Universitário de Castanhal (UFPA). Assim, o estudo em questão propõe a realização de um experimento prático com uma maçã, essa atividade é voltada para estudantes do primeiro ano do ensino médio e consiste no estudo de conceitos da Geometria Espacial. Na atividade, utilizou-se um paquímetro durante o processo de coleta dos dados, que foram posteriormente utilizados para plotar a aproximação da figura tridimensional da maçã na função realidade aumentada. Essa função permite que os estudantes explorem conceitos geométricos de forma dinâmica a partir do modelo tridimensional da maçã, gerando, desta forma, uma aprendizagem significativa. É muito comum, ao trabalhar com conceitos de Geometria Espacial, o professor utilizar predominantemente uma metodologia numa sequência do paradigma do exercício que consiste em uma aula ministrada utilizando apenas o recurso da lousa com apresentação de definição e lista de exercícios do livro, o que leva a dificuldades de compreensão dos conceitos e aplicações pelos estudantes. Portanto, entendemos que o uso da Modelagem Matemática e da realidade aumentada do GeoGebra 3D, apresenta-se como uma alternativa viável para tornar o ensino da Geometria Espacial mais atraente e dinâmico. Essas abordagens oferecem aos professores uma forma eficiente e atrativa de ensinar matemática, resultando em uma aprendizagem significativa para os estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.