Esse artigo objetiva discutir conceitos da Geometria Espacial a partir do estudo de um sólido geométrico por meio da Modelagem Matemática e da função de realidade aumentada do GeoGebra 3D. A Modelagem Matemática é uma metodologia cada vez mais utilizada na Educação Matemática, e o software GeoGebra 3D é uma ferramenta que permite a visualização e interatividade do objeto geométrico escolhido. A proposta da atividade foi desenvolvida no Laboratório Experimental de Modelagem Matemática (LEMM) no Campus Universitário de Castanhal (UFPA). Assim, o estudo em questão propõe a realização de um experimento prático com uma maçã, essa atividade é voltada para estudantes do primeiro ano do ensino médio e consiste no estudo de conceitos da Geometria Espacial. Na atividade, utilizou-se um paquímetro durante o processo de coleta dos dados, que foram posteriormente utilizados para plotar a aproximação da figura tridimensional da maçã na função realidade aumentada. Essa função permite que os estudantes explorem conceitos geométricos de forma dinâmica a partir do modelo tridimensional da maçã, gerando, desta forma, uma aprendizagem significativa. É muito comum, ao trabalhar com conceitos de Geometria Espacial, o professor utilizar predominantemente uma metodologia numa sequência do paradigma do exercício que consiste em uma aula ministrada utilizando apenas o recurso da lousa com apresentação de definição e lista de exercícios do livro, o que leva a dificuldades de compreensão dos conceitos e aplicações pelos estudantes. Portanto, entendemos que o uso da Modelagem Matemática e da realidade aumentada do GeoGebra 3D, apresenta-se como uma alternativa viável para tornar o ensino da Geometria Espacial mais atraente e dinâmico. Essas abordagens oferecem aos professores uma forma eficiente e atrativa de ensinar matemática, resultando em uma aprendizagem significativa para os estudantes.