A violência é um fenômeno social que acompanha os vínculos estabelecidos no cotidiano escolar, e institucionalmente abrangendo relações de poder, bem como relações horizontais entre funcionários e alunos para com seus pares. O psicólogo no ambiente escolar atua como mediador na identificação e construção de estratégias de enfrentamento aos conflitos de violência contra a escola e violência na escola. Para tanto, deve-se levar em consideração os aspectos psicossociais em torno da violência. Neste contexto, o objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma revisão de literatura dos últimos 5 anos, na base de dados do Portal de Periódicos CAPES, utilizando-se os termos violência, escola e psicologia. A partir da busca foram encontrados 10 artigos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Concluiu-se diante do que foi observado nos artigos que tinham em comum questões relacionadas à identificação dos perfis de violência na escola, como a violência física, violência verbal, violência psicológica e violência tecnológica, bem como a necessidade de participação dos agentes da comunidade escolar nas estratégias de enfrentamento e desmonte dessas violências. Por tanto, a partir dessa pesquisa foi observado o efeito negativo nos campos afetivos e psicológicos daqueles que sofrem e presenciam a violência escolar. Percebe-se a necessidade de intervenção nos contextos internos e externos, com estratégias a curto e longo prazos, visando a formação de cidadãos empáticos, a fim de não agir apenas no combate, mas na prevenção da violência escolar.