O presente trabalho é resultante do andamento de uma tese de doutorado, que integra as práticas sociais de um grupo específico de tecelões em consonância com os princípios teóricos da Dimensão Educacional do Programa Etnomatemática idealizado por Ubiratan D’Ambrosio e os pressupostos da Teoria da Objetivação (TO) desenvolvida pelo professor Luis Radford. Nossa investigação surge com a seguinte questão de pesquisa: como elaborar tarefas que envolvam as formas histórico-culturais de pensar algebricamente sobre as grandezas diretamente e inversamente proporcionais do contexto sociocultural dos tecelões? Sendo assim, o referido trabalho tem como objetivo delinear tarefas de ensino-aprendizagem fundamentadas na Teoria da Objetivação, contemplando problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas do contexto da tecelagem, de modo que os estudantes identifiquem a natureza da variação e expressem a relação existente entre elas por meio de sentença algébrica. As elaborações das tarefas estão em consonância com os componentes da estrutura Φ de ensino-aprendizagem da Matemática, que assumem um aspecto metodológico na Teoria da Objetivação, ademais a análise da constituição das tarefas está fundamentada nas considerações gerais, nos problemas matemáticos, formas de colaboração humana e nos três níveis de conceitualização propostos pela TO. Diante a organização da tarefa, além da consecução do mote em evidência, assinalamos uma condição factível e potencial para o ordenamento de outros componentes didáticos da atividade que integram distintos objetos matemáticos e as práticas sociais dos tecelões.