VARGAS, Miriam Dias et al.. . Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/101196>. Acesso em: 07/11/2024 23:53
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é o termo atual para designar um transtorno do neurodesenvolvimento, que compreende déficits na inibição comportamental, atenção sustentada, resistência à distração e regulação de hiperatividade ou inquietação, onde requer uma abrangente avaliação e intervenção multiprofissional. O Programa de Atendimento Especializado Municipal (PRAEM), sendo um programa único e referência nos atendimentos educacionais e de saúde da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria-RS, atua na superação das dificuldades no processo de escolarização. Cumprindo com a Lei Nº 14.254/21 que dispõe sobre o acompanhamento integral para estudantes com TDAH ou outro transtorno de aprendizagem, compôs-se um grupo de apoio com profissionais da pedagogia, psicologia, enfermagem e terapia ocupacional, atendendo de maneira grupal, crianças/estudantes com diagnóstico de TDAH. Considerando a subjetividade de cada indivíduo, nos atendimentos são utilizadas técnicas e dinâmicas que visam melhorar a atenção, concentração, controle de impulsos e memorização para o alcance de um melhor resultado na execução das tarefas diárias e no processo de aprendizagem escolar. Além de relatar experiências do grupo, objetiva-se neste trabalho apresentar como resultado, as mobilizações que surgiram a partir dos relatos de estudantes atendidos pelo grupo de apoio. A maioria deles vivenciam no círculo de convívio, como escola e família, alguns impactos prejudiciais ou atribuições de rótulos depreciativos, ocasionando uma percepção de incapacidade, ansiedade e baixa autoestima. Diante do exposto, o grupo multiprofissional percebeu a necessidade de fortalecer a rede de apoio, passando a orientar as famílias e os professores, bem como dialogar e realizar dinâmicas com as turmas das escolas dos estudantes atendidos. Desde então, estão sendo planejados e realizados periodicamente encontros com os grupos de convívio dos estudantes com TDAH, na busca da qualidade educativa e emocional dos mesmos.