O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) é uma entidade que oferece diversos cursos nos diferentes níveis e modalidades da Educação. Entre as modalidades, partindo do ideal de igualdade de oportunidade para todos os públicos, juventudes e trabalhadores, foi instituído, pelo Decreto n.º 5.840 de 13 de junho de 2006, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), sendo ofertado em todo o território nacional. Considerando a importância do Proeja, entende-se que a formação profissional contribui para a integração socio laboral de cidadãos outrora cerceados do direito de concluírem a educação básica, este estudo apresenta a trajetória de desenvolvimento do Proeja e destaca sua implementação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), por meio de uma revisão documental e bibliográfica. Ainda que existam desafios a serem superados, em termos da ampliação das ofertas de cursos, observaram-se aspectos positivos e negativos dessa trajetória, com destaque para uma acentuada diminuição no número de matrículas nos cursos do programa. Dessa forma, reitera-se que, em meio às condições institucionais existentes, a experiência acumulada no campo da educação profissional – uma iniciativa estruturada em esforços da instituição, com alguns ajustes feitos ao longo da trajetória de implantação – não foi suficiente para a ampliação dos resultados. Ressalta-se a importância do Proeja no atendimento às demandas sociais e econômicas da região em que os campi que oferecem os cursos estão situados, sobretudo as condições de elevação da escolaridade com profissionalização. Por fim, a expectativa é de que este estudo seja um fator de provocação e reflexão para aperfeiçoamento da oferta dos cursos do Proeja, e traz implicações acerca das políticas públicas de inclusão, expansão e formação de estudantes jovens e adultos ao longo da vida.