Este trabalho, fruto de investigações da nossa pesquisa de mestrado, pelo PROFLETRAS, em andamento, trata da importância da leitura e seu impacto na formação do leitor literário no contexto de EJA (Educação de Jovens e Adultos - Ensino Fundamental), aspecto que é caracterizado inclusive pelo processo de identificação do público leitor em destaque para com a obra. Nesse cenário, o objetivo geral é apresentar uma proposta de trabalho com o Círculo de Leitura, utilizando obras clássicas da literatura universal em versões adaptadas para a realização de oficinas a serem ministradas para alunos de EJA. Objetivamos por em evidencia os proventos da prática da leitura e as inferências desse hábito no que diz respeito ao leitor, destacar de modo suscinto, a análise sobre a importância do ato da leitura, de maneira interpretativa dos textos literários. Para tanto, escolhemos um subgênero do romance, o Romance de Formação, especificamente os romances ingleses Jane Eyre (1847), de Charlotte Brontë, e David Copperfield (1849-1850), de Charles Dickens. Estas obras que costumam figurar nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa, apresentam discussões pertinentes para o público-alvo da nossa pesquisa, uma vez que retratam das agruras de uma jovem e de um jovem, respectivamente, em busca do crescimento pessoal. Através da análise das características formais deste tipo de romance, buscamos promover o letramento literário sistemático e despertar nos alunos o prazer de ler. Para esta empreitada, contamos com o suporte teórico de Maas (2000), Cosson (2021), Rojo (2009), Soares (2022), Freire (2003) dentre outros.