O estágio é uma ação que aproxima o estagiário do campo profissional e proporciona reflexões sobre as ações práticas permitindo uma ampliação de conhecimentos a respeito do ensino. Nesse sentido, este artigo apresenta uma reflexão em torno das experiências desenvolvidas no estágio de docência do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), tendo como objetivo compreender os desafios e limitações encontrados no processo de planejamento e prática docente supervisionada. O relato de experiência foi desenvolvido com 13 acadêmicos do curso de graduação de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no município de Humaitá-AM, no ano de 2022. Sendo uma pesquisa qualitativa, buscou-se em dissertações, teses, eventos científicos e artigos o processo de integração entre pesquisa e ensino na pós-graduação. Em virtude disso, o estágio na docência possibilitou o processo de ensino e, por meio dele, o pós-graduando pôde encontrar um caminho para buscar uma consciência crítica e facilitadora dos processos de ensino e aprendizagem, visando sua sensibilização para as questões ambientais e para as práticas docentes, além de propor estratégias de ensino, o estágio proporcionou conhecimentos e experiência na formação da pós-graduação. Portanto, as aulas práticas e expositivas são ferramentas que auxiliam na formação profissional e são essenciais para observar a prática docente.