Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DO PEDAGOGO NAS ATIVIDADES DE ARTE-EDUCAÇÃO NA CIDADE DE PACAJÁ-PA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98059
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4533
    "inscrito_id" => 16631
    "titulo" => "O PAPEL DO PEDAGOGO NAS ATIVIDADES DE ARTE-EDUCAÇÃO NA CIDADE DE PACAJÁ-PA"
    "resumo" => "Este artigo visa refletir sobre a relevância da função da arte-educação e do papel do educador no aprendizado da Escola Bom Futuro, com os estudantes do Ensino Fundamental I (Anos Iniciais) especificadamente com o público do 5ª ano, no processo de ensino-aprendizagem das habilidades e capacidades no desenvolvimento das diferentes linguagens e leitura de imagens de mundo em suas criatividades, construindo um olhar crítico, perceptivo, para identificação dos elementos estético e seus diversos significados sob a perspectiva do ensino da arte. Este trabalho também busca subsidiar a prática docente apresentando metodologias que possibilitem um ensino significativo que venha contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos discentes, desta forma a pesquisa visa proporcionar ao discente a aprendizagem criativa e significativa do conhecimento básico que possibilitem seu desenvolvimento e o entendimento da realidade que o cerca, uma vez que a função social da escola é transmitir o conhecimentos socialmente construído, e o papel do professor é de ser o mediador entre o aluno e os conteúdos a serem aprendidos de forma prazerosa. O trabalho configura-se no escopo de um relato de experiência, pois traz teóricos conceituados para a discussão sobre a temática, valendo-se de trabalhos relevantes já abordados. Quanto a natureza do trabalho, este é classificado uma pesquisa de natureza qualitativa, uma vez que busca refletir sobre as questões inerente ao tema. Os resultados do trabalho apontam para uma contribuição no que concerne às práticas metodológicas docente para um ensino da arte contextualizado e significativo que possa de fato despertar nos discentes o prazer de aprender nas mais diversas formas de conhecimentos que a arte possa possibilitar no aluno a sua integração social humanizada na formação de futuros cidadãos conscientes e responsáveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID16631_TB4533_17062023154209.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINALDA DE JESUS FURTADO"
    "autor_nome_curto" => "NALDA"
    "autor_email" => "raelfurtado@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98059
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4533
    "inscrito_id" => 16631
    "titulo" => "O PAPEL DO PEDAGOGO NAS ATIVIDADES DE ARTE-EDUCAÇÃO NA CIDADE DE PACAJÁ-PA"
    "resumo" => "Este artigo visa refletir sobre a relevância da função da arte-educação e do papel do educador no aprendizado da Escola Bom Futuro, com os estudantes do Ensino Fundamental I (Anos Iniciais) especificadamente com o público do 5ª ano, no processo de ensino-aprendizagem das habilidades e capacidades no desenvolvimento das diferentes linguagens e leitura de imagens de mundo em suas criatividades, construindo um olhar crítico, perceptivo, para identificação dos elementos estético e seus diversos significados sob a perspectiva do ensino da arte. Este trabalho também busca subsidiar a prática docente apresentando metodologias que possibilitem um ensino significativo que venha contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos discentes, desta forma a pesquisa visa proporcionar ao discente a aprendizagem criativa e significativa do conhecimento básico que possibilitem seu desenvolvimento e o entendimento da realidade que o cerca, uma vez que a função social da escola é transmitir o conhecimentos socialmente construído, e o papel do professor é de ser o mediador entre o aluno e os conteúdos a serem aprendidos de forma prazerosa. O trabalho configura-se no escopo de um relato de experiência, pois traz teóricos conceituados para a discussão sobre a temática, valendo-se de trabalhos relevantes já abordados. Quanto a natureza do trabalho, este é classificado uma pesquisa de natureza qualitativa, uma vez que busca refletir sobre as questões inerente ao tema. Os resultados do trabalho apontam para uma contribuição no que concerne às práticas metodológicas docente para um ensino da arte contextualizado e significativo que possa de fato despertar nos discentes o prazer de aprender nas mais diversas formas de conhecimentos que a arte possa possibilitar no aluno a sua integração social humanizada na formação de futuros cidadãos conscientes e responsáveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID16631_TB4533_17062023154209.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINALDA DE JESUS FURTADO"
    "autor_nome_curto" => "NALDA"
    "autor_email" => "raelfurtado@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo visa refletir sobre a relevância da função da arte-educação e do papel do educador no aprendizado da Escola Bom Futuro, com os estudantes do Ensino Fundamental I (Anos Iniciais) especificadamente com o público do 5ª ano, no processo de ensino-aprendizagem das habilidades e capacidades no desenvolvimento das diferentes linguagens e leitura de imagens de mundo em suas criatividades, construindo um olhar crítico, perceptivo, para identificação dos elementos estético e seus diversos significados sob a perspectiva do ensino da arte. Este trabalho também busca subsidiar a prática docente apresentando metodologias que possibilitem um ensino significativo que venha contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos discentes, desta forma a pesquisa visa proporcionar ao discente a aprendizagem criativa e significativa do conhecimento básico que possibilitem seu desenvolvimento e o entendimento da realidade que o cerca, uma vez que a função social da escola é transmitir o conhecimentos socialmente construído, e o papel do professor é de ser o mediador entre o aluno e os conteúdos a serem aprendidos de forma prazerosa. O trabalho configura-se no escopo de um relato de experiência, pois traz teóricos conceituados para a discussão sobre a temática, valendo-se de trabalhos relevantes já abordados. Quanto a natureza do trabalho, este é classificado uma pesquisa de natureza qualitativa, uma vez que busca refletir sobre as questões inerente ao tema. Os resultados do trabalho apontam para uma contribuição no que concerne às práticas metodológicas docente para um ensino da arte contextualizado e significativo que possa de fato despertar nos discentes o prazer de aprender nas mais diversas formas de conhecimentos que a arte possa possibilitar no aluno a sua integração social humanizada na formação de futuros cidadãos conscientes e responsáveis.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.